Peça e lhe será dado
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 11,5-13) - Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele à meia-noite e lhe disser: “Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo veio ter comigo de viagem e eu tenho nada para lhe oferecer”, e se quem está lá dentro responder: “Não me incomode, a porta já está fechada, meus filhos e eu estamos na cama, não consigo me levantar para te dar os pães”, eu te digo que, mesmo que ele não se levante para entregá-los porque é seu amigo, pelo menos por causa de sua intromissão ele se levantará para dar-lhe quantos ele precisar. »Pois bem, eu te digo: peça e lhe será dado, procure e você encontrará, bata e lhe será aberto. Pois quem pede recebe e quem busca encontra e quem bate será aberto. Qual dentre vocês é o pai que, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra em vez de um peixe? Ou se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o seu Pai que está nos céus dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem!

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus insiste na necessidade de os discípulos orarem com fé e insistência. E ele narra duas parábolas para esse fim. A primeira, a do amigo importuno, é quase um comentário à quarta invocação do Pai Nosso, ou seja, “dai-nos o pão nosso de cada dia”. Com isso, Jesus parece incentivar os discípulos a também serem “irritantes” com o Pai na oração. Sim, os discípulos devem insistir em perguntar. «Pois bem, eu te digo: peça e lhe será dado, procure e encontrará, bata e lhe será aberto», repete. Ele os tranquiliza: o que acontece na parábola acontecerá também com eles. A oração insistente parece forçar Deus a “levantar-se” e atender ao nosso pedido. E Deus, continua Jesus com a segunda parábola, não só responderá, mas dará sempre coisas boas aos seus filhos. Ele sempre escuta aqueles que se dirigem a ele com confiança. A verdadeira oração – a do filho que se abandona inteiramente ao Pai – tem uma força incrível, consegue “dobrar” Deus em direção a nós. Por isso, em toda a tradição da Igreja, a insistência na oração é um dos pilares indispensáveis ​​da vida espiritual. Infelizmente – também devido aos ritmos alienantes da vida de hoje – temos dificuldade em rezar e muitas vezes não somos nada perseverantes, especialmente na oração comum. E muitas vezes nossa confiança é verdadeiramente limitada. Deixemos que esta página evangélica toque os nossos corações e descobriremos a força e a eficácia da oração na nossa vida e na dos outros por quem rezamos. A oração salva vidas.