Esta geração será solicitada a prestar contas por isso
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 11,47-54) - Naquele tempo, o Senhor disse: «Ai de vós, que construístes os túmulos dos profetas, e vossos pais os mataram. Assim você testemunha e aprova as obras de seus pais: eles os mataram e você constrói. Por isso a sabedoria de Deus disse: “Eu lhes enviarei profetas e apóstolos e eles os matarão e os perseguirão”, de modo que esta geração será chamada a prestar contas do sangue de todos os profetas, derramado desde o início do século. mundo: desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu lhes digo, esta geração será responsabilizada. Ai de vocês, doutores da Lei, que tiraram a chave do conhecimento; você não entrou e impediu quem queria entrar. Quando ele saiu dali, os escribas e fariseus começaram a tratá-lo de maneira hostil e a fazê-lo falar sobre muitos assuntos, armando armadilhas para ele, para surpreendê-lo com alguma palavra que saísse de sua própria boca.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Estas palavras severas dirigidas aos escribas e fariseus devem ser lidas e meditadas com muita atenção. A palavra evangélica pede a todos que sejam responsáveis ​​pelos outros e especialmente pelos pobres. É dever de todo crente amar os outros com responsabilidade e atenção. E é também um direito, antes de mais nada dos pobres, de ser amado e defendido. Em suma, existe uma corresponsabilidade “geracional”: ninguém pode dizer que é alheio ao que acontece no tempo em que vive. Também nós somos, portanto, corresponsáveis, obviamente cada um à sua maneira, por aqueles que nos rodeiam. Existe uma responsabilidade mútua entre os irmãos e irmãs da comunidade cristã. Poderíamos dizer que na comunidade todos fazem parte tanto do rebanho como dos pastores. Neste sentido superamos aquele clima clerical segundo o qual a responsabilidade da comunidade cabe exclusivamente ao clero. Não, a família de Deus é precisamente uma família e cada um é guardião do outro. A resposta de Caim certamente não está dentro do espírito de família: “Sou eu o guardião do meu irmão?” (Gn 4:9). E todos devemos estar atentos a esses “profetas”, às pessoas enviadas por Deus que de vez em quando são enviadas para abalar as nossas consciências por vezes adormecidas. Seremos solicitados a prestar contas do que fizemos com a profecia presente nas Escrituras e com os profetas que o Senhor continua a enviar ao mundo. Poderíamos arriscar uma culpa ainda maior do que a dos escribas e fariseus: quantos profetas e mártires do século passado e mesmo de tempos mais recentes testemunharam o primado de Deus até à morte! Recebemos muitos testemunhos, tivemos muitos presentes, tivemos irmãos e irmãs que foram amorosos e bons conosco. Eles abriram o caminho para o Evangelho do amor para nós. O Senhor pede-nos que não fiquemos presos à concentração em nós mesmos, mas que nos deixemos guiar no caminho da mudança do nosso coração.