A Anunciação
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 3,1-8) - Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemo, um dos líderes dos judeus. Foi ter com Jesus à noite e disse-lhe: «Rabi, sabemos que vieste de Deus como mestre; na verdade, ninguém pode realizar estes sinais que vocês realizam, se Deus não estiver com ele”. Jesus respondeu-lhe: “Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer do alto não pode ver o reino de Deus”. Nicodèmo disse-lhe: «Como pode um homem nascer sendo velho? Será que ele poderá entrar no ventre de sua mãe uma segunda vez e renascer?”. Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo que quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Quem nasce da carne é carne, e quem nasce do Espírito é carne. espírito. Não se surpreenda se eu lhe disser: você deve nascer do alto. O vento sopra onde quer e você ouve a sua voz, mas não sabe de onde vem nem para onde vai: assim é todo aquele que nasce do Espírito”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

A liturgia da Igreja quer que recordemos com uma festa particular o dia em que o anjo foi enviado a Nazaré para anunciar a Maria que ela seria a mãe de Jesus. E há uma ligação entre esta festa e o mistério da Páscoa que nós vivemos. Porque em última análise no anúncio daquele anjo já está prefigurado que o Senhor que nascerá de Maria será o Salvador. E a salvação é o dom do amor que passa pela prova da cruz. É um amor que se prepara com o tempo, não se improvisa. Tem uma história e começa com um encontro entre Maria e um anjo, um enviado do Senhor. Poderíamos dizer que naquele anjo enviado por Deus está o primeiro anúncio do Evangelho, da boa nova, ou seja, que Deus não se esqueceu dos homens. Por isso procura e prepara na nossa humanidade o encontro com Maria, e o Evangelho de Lucas apresenta-nos uma menina, como todas as outras: viveu a vida normal da sua aldeia. No entanto, o olhar do Senhor pousou sobre ela.
E a primeira a oferecer a sua vida é a própria Maria que se faz dócil ao amor de Deus.Nesta celebração contemplamos quão grande é o amor do Senhor. E nunca, de facto, Maria se afastou desse amor. Ela aceitou plenamente o chamado para ser serva de um plano maior. E não foi fácil nem óbvio. Quando o anjo lhe disse que ela era cheia de graça, Maria ficou perturbada. Ele não se considerava muito bem. Ela não se sentia nada diante de Deus, mas o anjo a confortou: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. E eis que você conceberá um filho... e lhe chamará Jesus». Não nos é dado conhecer os pensamentos de Maria naquele momento. Ele poderia dizer “não”, manter a calma e continuar sua vida normal. Se, porém, ele responder “sim”, toda a sua vida será transformada e, com ela, a vida e a história da humanidade.