Se alguém me ama, manterá minha palavra
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 11,25-30) - Naquele momento Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim decidiste em tua benevolência. Tudo me foi dado por meu Pai; ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e qualquer pessoa a quem o Filho o queira revelar. »Venham a mim, todos vocês que estão cansados ​​e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tome sobre você meu jugo e aprenda comigo, que sou manso e humilde de coração, e você encontrará revigoramento para sua vida. Pois meu jugo é suave e meu fardo é leve”.
O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O Evangelho que ouvimos continua o discurso de despedida de Jesus aos seus discípulos. Ele está prestes a deixá-los, mas o amor que sente por eles não acaba. Ele lhes diz: “Quem recebe os meus mandamentos e os observa, esse é o que me ama”. É uma afirmação que pode parecer óbvia: na verdade, seguir os ensinamentos de alguém é geralmente um sinal de estima e apreço. Contudo, Jesus sublinha que para viver o Evangelho não basta o respeito formal, é preciso envolver-se com toda a vida. E isto requer o amor de que fala Jesus. O Evangelho, que contém o amor de Jesus como num cofre de tesouro, não propõe uma das muitas ideologias que de vez em quando orientam o comportamento dos homens. O Evangelho contém o próprio amor de Jesus: de facto, este amor não é apenas a razão da observância dos mandamentos, mas a própria substância dos mandamentos. Ser cristão não significa pertencer a uma civilização ou cultura, a um clube ou a qualquer organização não governamental, por mais digna que seja. O Evangelho pede-nos que liguemos a nossa vida a Jesus. O Antigo Testamento já o notava em relação à sabedoria: “A sabedoria é esplêndida e não desaparece, é facilmente vista por quem a ama e é encontrada por quem a procura. para ela é a observância das suas leis” (6,12.18). Jesus continua dizendo que o amor atrai também o coração do Pai que está nos céus e ele mesmo se manifestará a quem o ama. É a experiência espiritual que cada crente é chamado a viver. O apóstolo Judas, um dos doze, de sobrenome Tadeu, pede-lhe que se revele a todos e de forma visível. Pobre Judas que ainda pensa com categorias messiânicas comuns! Jesus não responde diretamente a esta pergunta de Judas, mas aproveita para esclarecer o que significa vê-lo depois da ressurreição: o amor o impele a pôr em prática o Evangelho e o discípulo se torna a casa de Jesus e do Pai: “Se alguém ele ama, ele cumprirá a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada”. Se faltar o amor, o Evangelho será uma palavra silenciosa e os homens encontrar-se-ão sozinhos consigo mesmos, longe de Deus e à mercê da força maligna e violenta do mal. Jesus avisa os discípulos deste perigo e promete-lhes o Consolador. O próprio Pai derramará isso em seus corações. O Espírito os acompanhará ao longo da história, ensinando-lhes tudo e recordando as palavras de Jesus que são o precioso legado a ser transmitido de geração em geração. Através da acção do Espírito que nos ajuda a compreender cada vez mais profundamente o Evangelho, o Senhor continua a estar presente entre nós e a trabalhar para o bem da humanidade.