Antes que Abraão existisse, eu sou
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 8,51-59) - Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo: ‘Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte’”. Os judeus disseram-lhe então: «Agora sabemos que estás possuído por demónios. Abraão morreu, assim como os profetas, e você diz: “Se alguém guardar a minha palavra, nunca experimentará a morte”. Você é maior que nosso pai Abraão, que morreu? Até os profetas estão mortos. Quem você pensa que é?". Jesus respondeu: «Se eu me glorificasse, a minha glória não seria nada. Aquele que me glorifica é meu Pai, de quem vocês dizem: “Ele é o nosso Deus!”, e vocês não o conhecem. Mas eu o conheço. Se eu dissesse que não o conheço, seria como você: um mentiroso. Mas eu o conheço e mantenho sua palavra. Abraão, seu pai, exultou na esperança de ver o meu dia; ele viu e ficou cheio de alegria." Então os judeus lhe disseram: “Você ainda não tem cinquenta anos e viu Abraão?” Jesus respondeu-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou”. Então pegaram pedras para atirar nele; mas Jesus escondeu-se e saiu do templo.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” Esta afirmação que abre o trecho evangélico deste dia fala claramente do poder libertador da Palavra de Deus: a insistência na escuta e na observação do Evangelho mostra aos discípulos o caminho a seguir para se libertarem da escravidão do mundo, incluindo a morte. É verdadeiramente singular: embora o Senhor queira dar-nos a vida «eterna» (que não termina com a morte), nós resistimos às suas palavras. Muitos olham com desconfiança e hostilidade para a generosa oferta do Senhor de uma vida diferente, mais humana e cheia de sentido. Há uma espécie de rejeição deste grande amor. Talvez aceitemos o Evangelho, desde que seja menos exigente, desde que não perturbe muito, desde que não pretenda mudar demasiado a nossa vida e os nossos hábitos. Também para nós é fácil aderir à pergunta de quem quis questionar a autoridade de Jesus: «Tu és maior que Abraão?». A intenção era achatar o Evangelho, esvaziá-lo da sua força, rebaixá-lo à normalidade. “Quem você pensa que é?”, eles dizem atrevidamente. Na verdade, só Deus pode vencer a morte. E este é precisamente o Evangelho, a boa notícia, que Jesus veio trazer ao mundo. Se o Evangelho perder esta profecia que lhe é própria, se diluir a sua alteridade em relação ao mundo, se não indicar o destino do céu, é como matá-lo. Jesus respondeu, mais uma vez, que não era exaltado. Suas palavras vêm do conhecimento direto do Pai que está nos céus. Foi ele quem enviou. E ele se apresenta como o primeiro a ouvir e obedecer. Poderíamos dizer que Jesus professa claramente a sua “fé” quando afirma: «Se eu dissesse que não o conheço, seria como você: um mentiroso. Mas eu o conheço e mantenho sua palavra. Abraão, vosso Pai, regozijou-se na esperança de ver o meu dia; ele viu e ficou cheio de alegria." É uma referência à visão que Deus mostrou a Abraão e que ele, com fé alegre, aceitou. A escolha de seguir o Evangelho exige abandonar um estilo de vida egocêntrico para acolher com alegria a visão de Deus, o seu plano de amor, do qual Ele quer que participemos. Se nos fecharmos no nosso egocentrismo, facilmente seremos semelhantes àqueles ouvintes que primeiro criticam Jesus com ódio e depois pegam nas pedras para o apedrejar. As pedras são também os nossos sentimentos e os nossos comportamentos que bloqueiam o Evangelho e a sua força. O Senhor quer discípulos que saibam ouvi-lo e que acolham o desígnio amoroso do Pai que quer a salvação de todos.