Memória da Última Ceia e do lava-pés
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 13,1-15) - Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. Durante o jantar, quando o diabo já havia colocado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a ideia de traí-lo, Jesus, sabendo que o Pai havia entregado tudo em suas mãos e que ele tinha vindo de Deus e estava voltando para Deus, levantou-se da mesa, guardou a roupa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Depois despejou um pouco de água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que usava. Dirigiu-se então a Simão Pedro e disse-lhe: «Senhor, lavas-me os pés?». Jesus respondeu: «O que eu faço, vocês não entendem agora; você entenderá mais tarde." Pedro disse-lhe: «Não me lavarás os pés para sempre!». Jesus lhe respondeu: “Se eu não te lavar, você não terá parte comigo”. Simão Pedro disse-lhe: «Senhor, não só os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça!». Jesus acrescentou: «Quem se banhou não precisa lavar senão os pés e está completamente limpo; e você é puro, mas não todos vocês." Na verdade, ele sabia quem o estava traindo; por esta razão ele disse: “Nem todos vocês são puros”. Depois de lhes lavar os pés, vestiu-se, sentou-se novamente e disse-lhes: «Compreendeis o que fiz por vós? Você me chama de Mestre e Senhor, e você está certo, porque eu estou. Se, pois, eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Na verdade, eu lhe dei um exemplo, para que você também faça como eu fiz com você”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

«Desejava comer convosco esta Páscoa, antes da minha paixão» (Lc 22,15), diz Jesus aos seus discípulos no início da sua última ceia, antes de morrer. Na verdade, para Jesus, é um desejo eterno; e também naquela noite ele quer estar com a família; os de ontem e os de hoje, incluindo nós. Sentou-se à mesa com os Doze, pegou o pão e distribuiu-o, dizendo: “Este é o meu corpo, partido por vós”. Ele fez a mesma coisa com o copo de vinho: “Este é o meu sangue, derramado por você”. São as mesmas palavras que repetiremos em breve no altar, e será o próprio Senhor quem convida cada um de nós a nutrir-se do pão e do vinho consagrados. Ele se torna alimento para nós, para se tornar carne da nossa carne. Esse pão e esse vinho são o alimento que desceu do céu para nós, peregrinos pelos caminhos deste mundo. Tornam-nos mais semelhantes a Jesus, ajudam-nos a viver como ele viveu, suscitam em nós sentimentos de bondade, de serviço, de ternura, de amor e de perdão. Os mesmos sentimentos que o levam a lavar os pés dos discípulos, como um servo.
No jantar, Jesus levanta-se da mesa, tira a roupa e enrola uma toalha na cintura, depois com um pouco de água, ajoelha-se diante dos discípulos e lava-lhes os pés. Mesmo com Judas que está prestes a traí-lo; Jesus sabe disso muito bem, mas mesmo assim se ajoelha diante dele e lava seus pés. Assim que Pedro vê Jesus aproximar-se, imediatamente reage: «Senhor, lavas-me os pés?». A dignidade para Jesus não consiste em permanecer de pé, mas em amar os discípulos até ao fim, em ajoelhar-se até aos seus pés. É a sua última grande lição em vida: «Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os vossos pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque vos dei o exemplo, para que também vós façais como eu vos fiz” (Jo 13,12-15). O mundo nos ensina a ficar de pé e exorta todos a permanecerem assim, talvez fazendo com que outros se curvem diante de nós. O Evangelho da Quinta-feira Santa exorta os discípulos a curvarem-se e lavarem os pés uns aos outros. É um novo mandamento e é um grande presente que recebemos esta noite. Na sagrada liturgia desta noite, o lava-pés é apenas um sinal, uma indicação do caminho a seguir: lavar os pés uns dos outros, começando pelos mais fracos, pelos mais pobres, pelos mais indefesos.
A Quinta-feira Santa nos ensina como viver e por onde começar a viver: a vida real não é ficar parado no orgulho; a vida segundo o Evangelho está voltada para os nossos irmãos e irmãs, começando pelos mais fracos. É um caminho que vem do céu, mas é o caminho mais humano. Na verdade, todos nós precisamos de amizade, carinho, compreensão, aceitação e ajuda. Todos nós precisamos de alguém que se incline para nós, assim como também precisamos nos inclinar para os nossos irmãos e irmãs. A Quinta-feira Santa é um dia verdadeiramente humano: o dia do amor de Jesus que desce aos pés dos seus amigos. E todos são seus amigos, mesmo aqueles que estão prestes a traí-lo. Da parte de Jesus ninguém é inimigo, tudo para ele é amor. Lavar os pés não é um gesto, é um modo de vida.
Terminado o jantar, Jesus dirige-se ao Jardim das Oliveiras. Aqui ele se ajoelha novamente, ou melhor, deita-se no chão e transpira sangue de dor e angústia. Deixemo-nos envolver pelo menos um pouco por este homem que nos ama com um amor nunca visto na terra. E ao pararmos diante do túmulo, contemos-lhe a nossa amizade. Hoje, mais do que nós, é o Senhor quem precisa de companhia. Ouçamos o seu apelo: «A minha alma está triste até a morte; fique aqui e vigie comigo” (Mt 26,38). Curvemo-nos sobre ele e não deixemos que lhe falte a consolação da nossa proximidade. Senhor, nesta hora não te daremos o beijo de Judas; mas como pobres pecadores curvamo-nos aos vossos pés e, imitando Madalena, continuamos a beijá-los com carinho.