O filho de Maria vem do Espírito Santo
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 1,18-24) - Assim nasceu Jesus Cristo: sua mãe Maria, desposada com José, antes de irem morar juntos, ficou grávida por obra do Espírito Santo. Seu marido José, por ser um homem justo e não querer acusá-la publicamente, pensou em repudiá-la em segredo. Contudo, enquanto pensava nestas coisas, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e lhe disse: «José, filho de David, não tenhas medo de levar contigo Maria, tua noiva. Na verdade, o filho que nela é gerado provém do Espírito Santo; ela dará à luz um filho e você o chamará de Jesus: na verdade, ele salvará o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que havia sido dito pelo Senhor por meio do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho: ele será chamado Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Ao acordar, José fez como o anjo do Senhor lhe havia ordenado e levou consigo sua noiva.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Poucos dias antes do Natal, depois de termos encontrado várias vezes o Baptista como precursor de Jesus, surge-nos a figura de José. O evangelista fala sobre isso algumas vezes. E, ao apresentar como aconteceu o nascimento de Jesus, parece querer sublinhar a sua agitação interna. Na verdade, fala de José e de seu drama diante do que vê acontecer diante de seus olhos. Ele já estava noivo de Maria e, segundo a tradição judaica, já era um casamento. Por isso, ao perceber que Maria está grávida, sente-se um marido traído e, portanto, com direito a celebrar o divórcio oficial. Maria, consequentemente, teria aparecido de fato como adúltera e, portanto, rejeitada e marginalizada pelos seus familiares e por todos os habitantes da aldeia. Foi uma situação dramática. E podemos imaginar a perturbação deste homem que se sente traído pela sua esposa que também lhe parecia, e com razão, verdadeiramente extraordinária. Por causa da opinião elevada que José tinha dela, ele decidiu repudiá-la em segredo. Ele interpretou a lei de uma maneira mais que delicada e misericordiosa. No entanto, aquele homem justo, se tivesse concretizado este seu propósito legítimo e mesmo generoso, teria cometido um ato contra a mais profunda "justiça" de Deus. Há um "além" de Deus naquela situação que o anjo revela a José. No sonho. Ele escuta o anjo, acolhe o mistério que envolve Maria e aceita envolver a sua vida nesse mistério. Deixa-se distrair dos seus projetos pessoais e adere ao sonho de Deus sobre Maria e o mundo. O anjo continua a falar-lhe e a revelar-lhe o lugar que deve ocupar nesta história de salvação: “Tu o chamarás Jesus”. José deve reconhecer e nomear esse filho. Faltam alguns dias para o Natal e José se torna para nós a imagem do crente. Na sua humildade mostra-nos como viver o mistério que vamos celebrar: ouvir a Palavra de Deus e preparar-nos para levar Jesus connosco.