O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 3,31-36) - Aquele que vem do alto está acima de tudo; mas aquele que vem da terra pertence à terra e fala segundo a terra. Aquele que vem do céu está acima de tudo. Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o testemunho confirma que Deus é verdadeiro. Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus: sem medida ele dá o Espírito. O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos. Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem não obedece ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

A passagem evangélica reitera a centralidade da fé em Jesus para o crente. Daí o convite a levantar o olhar das coisas da terra, dos hábitos inveterados, das crenças religiosas óbvias para contemplar Jesus. Também nós recebemos este convite hoje. E nós precisamos disso. Na verdade, quantas vezes nos acomodamos numa vida banal e preguiçosa e nos resignamos a um mundo sem futuro de esperança para nós e para os outros! O evangelista exorta-nos a dirigir o olhar para Jesus: Ele “vem do alto, do céu” e “está acima de tudo”. Jesus é a verdadeira esperança para nós e para o mundo. Ele desceu do céu para estar ao nosso lado e comunicar-nos a vida que vive de modo único com o Pai celeste: «Ele – talvez seja o Baptista quem fala aos seus seguidores – atesta o que viu e ouviu ". Jesus veio à terra para revelar o próprio mistério de Deus que de outra forma teria permanecido impenetrável. Não veio, portanto, para se afirmar nem para propor projetos pessoais a prosseguir, como geralmente acontece com cada um de nós. Jesus desceu do céu para comunicar aos homens «as palavras de Deus» e para dar «o Espírito sem medida». É desta convicção que surge a honra e a devoção que devemos ter pelas Sagradas Escrituras: elas contêm “as palavras de Deus”. Todos os dias somos chamados a ouvi-los e a meditá-los até torná-los nossos. Para nós, a Bíblia não é um livro qualquer, mas a arca do tesouro que contém o próprio pensamento de Deus. Por isso devemos abri-la, aproveitá-la página após página, deixando-nos guiar pelo “Espírito” que nos foi dado”. sem medida" também por esse motivo. Não é possível compreender o significado profundo das Sagradas Escrituras sem a ajuda do Espírito. Ele nos foi dado em abundância, precisamente, “sem medida”, para nos deixar guiar na escuta e na interpretação das Sagradas Escrituras. Além do significado literal das palavras bíblicas, existe um significado mais profundo, espiritual, que nos ajuda a unir as palavras da Bíblia e o que estamos vivenciando. A ligação entre a Bíblia e a história, entre as palavras bíblicas que ouvimos e a nossa vida na concretude da existência é obra do Espírito. Por isso, a escuta das Sagradas Escrituras deve ser feita em clima de oração: precisamos do Espírito de Deus para compreender a Palavra de Deus. Por isso, a escuta continuada das Sagradas Escrituras, em clima de oração, obrigará nossos corações para mudar, para nos tornarmos instrumentos nas mãos de Deus para tornar este nosso mundo mais cheio do amor do Senhor. O evangelista escreve: “O Pai ama o Filho e tudo entregou nas suas mãos”. É a força para mudar o mundo, para vencer o mal e fazer crescer o bem, que o Senhor experimentou primeiro e que dá também a quem nele acredita.