III da Páscoa
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 24,35-48) - Naquele momento, [os dois discípulos que haviam retornado de Emaús] narraram [aos Onze e aos que estavam com eles] o que havia acontecido no caminho e como eles reconheceram [Jesus] ao partir o pão. Enquanto conversavam sobre estas coisas, o próprio Jesus colocou-se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco!». Chocados e cheios de medo, eles pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que surgem dúvidas em seus corações? Olhe para minhas mãos e pés: sou eu mesmo! Toque-me e olhe; um fantasma não tem carne e ossos, como você pode ver que eu tenho." Dizendo isso, ele mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas como eles ainda não acreditavam de alegria e estavam cheios de espanto, ele disse: “Vocês têm alguma coisa para comer aqui?” Ofereceram-lhe uma porção de peixe assado; ele pegou e comeu na frente deles. Então ele disse: “Estas são as palavras que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: todas as coisas escritas sobre mim na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos deveriam ser cumpridas”. Depois abriu-lhes a mente para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito: Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e em seu nome será pregada a conversão e o perdão dos pecados a todos os povos, começando de Jerusalém. . Vocês são testemunhas disso."

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O Evangelho que ouvimos leva-nos de volta à noite de Páscoa. Jesus O evangelista Lucas, antes da saudação final, encerra o seu evangelho com esta página. Os dois discípulos que estavam a caminho de Emaús haviam voltado às pressas para Jerusalém e contavam aos outros o que lhes havia acontecido. E aqui Jesus “em pessoa” aparece entre eles e os saúda novamente dizendo: “A paz esteja convosco”. Jesus ainda os encontra incrédulos, maravilhados, cheios de dúvidas. Na verdade, eles o confundem com um fantasma. E não apenas naquela noite. Lucas, nos Atos dos Apóstolos, escreve que Jesus “apresentou-se vivo aos discípulos, depois da sua paixão, com muitas provações, durante quarenta dias, aparecendo-lhes e falando das coisas relativas ao Reino de Deus” (Atos 1, 3). Poderíamos dizer que Jesus levou 40 dias para fazer com que os seus discípulos compreendessem o mistério da sua morte e ressurreição, tão central é este mistério para Jesus na sua fé nele. Derrotar a sua incredulidade, as suas dúvidas, as suas incertezas, foi a “obra” de Jesus nos 40 dias após a Páscoa. Tinham visto e ficaram desiludidos e talvez já não quisessem abandonar-se à confiança que tinham, e talvez sentissem que tinham o direito de voltar a viver como antes. De facto, é fácil fechar-se na resignação e deixar que o mal continue a realizar a sua obra de destruição e morte.
Naquela noite, Jesus entrou novamente a portas fechadas e colocou-se no centro dos discípulos. Eles ficaram assustados quando o viram. Eles estavam falando sobre ele, mas não sabiam como reconhecê-lo. Jesus novamente os cumprimentou, dando paz àqueles que ainda estavam confusos, duvidosos, incrédulos, teimosamente apegados às suas crenças. Todos nós precisamos dessa paz! A paz do Senhor é comunhão, é alegria de viver, é coração novo que regenera, que restaura a vida e a esperança. A paz é também dom de um povo com quem viver o sonho de Jesus morto e ressuscitado.
Os discípulos estavam apegados às suas dúvidas. Devemos estar conscientes de que existe uma tentação sutil na dúvida, a de nunca escolher e assim manter uma reserva interna. A dúvida pode obviamente surgir, mas cultivá-la e acariciá-la acaba nos fazendo acreditar que somos espertos e inteligentes, mas na realidade nos deixando tristes. Jesus é visto como um fantasma. E os fantasmas são assustadores. Sou uma presença irreal e intangível. Jesus aparece várias vezes aos discípulos, mas eles lutam para reconhecê-lo e acreditar que ele está vivo e presente entre eles. Os apóstolos pensam que ele é um fantasma. Mas Jesus mostra-lhes que é “de carne e osso”, tanto que come com eles. E continua a amá-los «abrindo-lhes a mente para compreender as Escrituras». Poderíamos dizer que aqueles quarenta dias foram como uma grande escola durante a qual Jesus lhes explicou Moisés e os Profetas e desta vez o evangelista acrescenta também os Salmos. Ao ouvir as Escrituras e a pregação de Jesus, os discípulos dissolveram as suas dúvidas e as suas durezas e foram libertos do medo e do medo. Mas Jesus mostrou-lhes a força da sua ressurreição com a qual derrotou o mal e que devia ser comunicada a todos: «em seu nome a conversão e o perdão dos pecados serão pregados a todos os povos, a começar por Jerusalém».
Jesus derruba as paredes da sala onde eles se trancaram por medo e ouve todas as pessoas que estavam diante dele. A esse grupo assustado, Jesus diz que devem ir a todos os povos, ninguém excluído, todos têm o direito de poder encontrar no Evangelho a boa nova da salvação que consiste na conversão, isto é, no fruto que é colhidas após a pregação e no dom do perdão do Senhor. Desde a Páscoa, o sonho universal de Jesus é claro: no final do encontro, Jesus diz-lhes: “Vós sois testemunhas disto”. É a primeira vez que o Evangelho de Lucas usa o termo “testemunhas” em relação aos discípulos. A experiência dos 40 dias com Jesus ressuscitado e dos três anos vividos com Ele é um dom que não podem guardar para si. A Páscoa os transforma em discípulos que esperam e acreditam que a morte é vencida e que toda ferida pode ser curada. O Senhor ressuscitado quer que sejamos testemunhas apaixonadas e não funcionários incertos e prudentes; testemunhas alegres e não discípulos medrosos protegidos por portas fechadas; testemunhas, que vivem o que comunicam e que comunicando aprendem a vivê-lo. Precisamos de testemunhas para contrariar a lei do impossível que tudo sabe, mas mata a esperança. Somos convidados a ser testemunhas que acreditam no poder do amor que torna novo o velho e nos chama da morte para a vida.