V do tempo comum
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 1,29-39) - Naquele momento, Jesus, tendo saído da sinagoga, dirigiu-se imediatamente à casa de Simão e André, na companhia de Tiago e João. A sogra de Simone estava de cama com febre e imediatamente lhe contaram sobre ela. Ele se aproximou e a fez levantar pela mão; a febre a deixou e ela os serviu. Ao anoitecer, depois do pôr do sol, trouxeram-lhe todos os doentes e possessos. A cidade inteira estava reunida em frente à porta. Ele curou muitos que sofriam de diversas doenças e expulsou muitos demônios; mas ele não permitiu que os demônios falassem, porque eles o conheciam. De manhã cedo levantou-se ainda escuro e, tendo saído, retirou-se para um lugar deserto e ali orou. Mas Simone e aqueles que estavam com ele seguiram seu rastro. Eles o encontraram e lhe disseram: “Todos estão te procurando!”. Ele lhes disse: «Vamos para outro lugar, para as aldeias vizinhas, para que eu possa pregar lá também; para isso de fato eu vim!”. E percorria toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando demônios.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O Evangelho de Marcos fala-nos do primeiro dia da vida pública de Jesus em Cafarnaum: permanece emblemático e poderíamos dizer que ilumina todos os dias dos discípulos. O evangelista descreve-o com a sucessão de horas enquanto delineia o início da missão de Jesus com os discípulos. Imediatamente ficou claro que Jesus não veio para si mesmo, mas para salvar os homens. Jesus, assim que entra na casa de Simão e André, comove-se com a sogra idosa de Pedro, toma-a pela mão e levanta-a. A força daquela mão devolveu força àquela velha. E ela “começou imediatamente a servi-los”. O evangelista usa o termo “diaconia”: curar, de facto, significa elevar-se da concentração em si mesmo e colocar-se ao serviço do Evangelho e dos irmãos. O apóstolo Paulo recorda isto para si e para nós: «Embora fosse livre de todos, tornei-me servo de todos para ganhar o maior número. Tornei-me fraco para os fracos para ganhar os fracos; Tornei-me todos para todos, para salvar alguém a todo custo. Tudo faço pelo Evangelho» (1Cor 9,19). Servir o Evangelho e os pobres é a recompensa do discípulo. Isto já aconteceu naquele primeiro dia de missão em Cafarnaum. E quando o sol se pôs em Cafarnaum e as trevas cercaram as casas, Jesus permaneceu como a única luz que não se pôs naquela cidade. Os doentes e os pobres compreenderam isto e aglomeraram-se à porta daquela casa, a única que permanecia aberta mesmo à noite. Situada entre as casas de Cafarnaum, aquela casa foi transformada pela presença de Jesus e dos discípulos num lugar de misericórdia e de piedade, num santuário do Evangelho. É o que deve ser para cada comunidade em todo o mundo: um santuário do Evangelho, uma casa de amor e de misericórdia, onde todos são acolhidos e amados, gratuitamente. É um santuário para nós, discípulos amados e não mais abandonados, e como foi para a sogra de Pedro, curada da febre e que voltou a servir, o é também para tantos pobres e doentes das cidades contemporâneas. Jesus, através da comunidade, continua recolhendo, curando e libertando. E a sua luz permanece acesa para dar esperança a um mundo que luta para ver um futuro pacífico.
No entanto, o dia de Jesus não acabou: “De manhã cedo, quando ainda estava escuro”, escreve Marcos, Jesus retirou-se sozinho para um lugar isolado para rezar. Dessa oração Jesus tirou sua força. Deviam ser momentos de conversas apaixonadas entre o Filho e o Pai. É da oração, da escuta da Palavra de Deus falada em comum, que os discípulos obtêm força e visão. Este é o sentido da última passagem deste dia em Cafarnaum. Os discípulos, diante da chegada de muitos diante daquela casa, vão até Jesus e dizem-lhe: “Todos te procuram!”. Mas Jesus lhes responde: “Vamos para outro lugar”. Depois de terem elevado o olhar ao Pai, convidou-os a levantar o olhar para tantos que nas outras aldeias esperavam que o Evangelho lhes fosse comunicado: “Vamos para outro lugar, para as aldeias vizinhas, para que eu possa pregar ali também, para isso de fato eu vim!”.