Cura de um surdo-mudo
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 7,31-37) - Naquele tempo, Jesus, tendo saído da região de Tiro, passando por Sidom, dirigiu-se ao mar da Galileia em pleno território da Decápolis. Trouxeram-lhe um surdo-mudo e imploraram-lhe que lhe impusesse a mão. Ele o chamou de lado, longe da multidão, colocou os dedos nos ouvidos e tocou sua língua com saliva; depois, olhando para o céu, soltou um suspiro e disse-lhe: "Effata", ou seja: "Abre!". E imediatamente seus ouvidos se abriram, o nó de sua língua foi desatado e ele falou corretamente. E ele lhes ordenou que não contassem a ninguém. Mas quanto mais ele proibia, mais eles o proclamavam e, cheios de espanto, diziam: “Ele fez tudo bem: faz os surdos ouvirem e os mudos falarem!”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus continua a comunicar o Evangelho fora das fronteiras de Israel. Alguns pagãos, aos quais chegou a fama de curandeiro do jovem profeta, trazem um homem surdo-mudo diante de Jesus. Jesus o leva consigo e o leva à parte, longe da multidão. O Evangelho continua a sublinhar que a cura, seja ela qual for, no corpo ou no coração, acontece sempre numa relação direta com Jesus, não na confusão do mundo. Também neste caso, Jesus, depois de tocá-lo com as mãos, como que para sublinhar a concretude da relação e depois de ter dirigido a sua oração ao céu, diz apenas uma palavra àquele surdo-mudo: “Abre!”. Ele se cura do fechamento: começa a ouvir e a falar. "Abra!" Jesus também nos diz. Também nós às vezes somos surdos e mudos diante do Senhor, porque não ouvimos e, portanto, não falamos e não comunicamos com alegria o poder curador do Senhor. Um pouco mais adiante, Jesus dirá aos mesmos discípulos: «Vocês ainda não entendem e não entendem? Você tem um coração duro? Você tem olhos e não vê, tem ouvidos e não ouve? (Mc 8,17-18). Pelo contrário, o espanto da multidão é imediato e começa a espalhar-se. Jesus gostaria que eles ficassem em silêncio. Mas como é possível calar-se diante do Evangelho que salva? É claro que muitas vezes ficamos em silêncio porque não vemos nem ouvimos. Entregar-se a si mesmo impede o olhar da fé. Mas se abrirmos os ouvidos ao Evangelho e os olhos às maravilhas que dele emanam, também nós gritaremos como aquela multidão: «Ele fez tudo bem; Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem!