Os primeiros discípulos de Jesus
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 1,35-42) - Naquele momento, João estava com dois dos seus discípulos e, fixando o olhar em Jesus enquanto ele passava, disse: “Eis o cordeiro de Deus!”. E os dois discípulos, ouvindo-o falar assim, seguiram Jesus. Jesus então se virou e, vendo que o seguiam, disse: "O que você procura?". Eles lhe responderam: «Rabino (que significa professor), onde você mora?». Ele lhes disse: “Venham e vejam”. Foram, pois, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; eram cerca de quatro da tarde. Um dos dois que ouviram as palavras de João e o seguiram foi André, irmão de Simão Pedro. Encontrou primeiro o seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontramos o Messias (que significa o Cristo)» e conduziu-o até Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: «Tu és Simão, filho de João ; você será chamado Cefas (que significa Pedro)".

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

A história de André e João é exemplar para todos os crentes. Quando abrimos o coração à pregação do Evangelho, como aqueles dois discípulos do Baptista, também nós somos movidos a agir. Não podemos ficar parados onde estamos, mesmo que fosse uma praia abençoada como aquela em que se encontrava o Baptista. Na origem da experiência cristã há sempre uma palavra que toca o coração e que nos tira dos nossos hábitos, das nossas certezas, inclusive religiosas. Assim começa um caminho interior que leva ao conhecimento do mistério de amor que Deus nos revelou. Os dois discípulos começaram a seguir Jesus, provavelmente não era sua intenção deixar o Batista. Mas a atração que as palavras do professor suscitaram neles, impeliu-os a saber mais, a saber mais sobre aquele jovem de Nazaré. Caminharam um pouco até que Jesus se virou e lhes perguntou: “O que vocês procuram?”. São as primeiras palavras que Jesus pronuncia no quarto Evangelho, mas é também a primeira pergunta que se faz a quem se aproxima do Evangelho: “O que procuras?”, “O que esperas?”. Os dois discípulos ficaram surpresos com aquela pergunta e responderam com outra: “Rabi, onde você mora?”. E Jesus: «Venha e veja». É um diálogo que aparece quase abrupto, lapidar, pontuado apenas por dois verbos, um convite e uma promessa. Jesus propõe a experiência do encontro: “Vinde e vereis”. Só então vem a escolha. Então os dois “foram e viram onde ele morava, e ficaram com ele naquele dia; era por volta das quatro da tarde." Estar na casa de Jesus significou conhecê-lo mais intimamente, desfrutar diretamente da sua companhia, entrar em comunhão com Ele e acolher o seu projeto amoroso de transformar o mundo. A experiência daquele encontro mudou para sempre a vida de Andrea e Giovanni. Qualquer pessoa que tenha seguido o seu exemplo também verá a sua vida mudada.