Você é o Filho de Deus, você é o rei de Israel
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 1,43-51) - Naquela época, Jesus havia decidido partir para a Galiléia; encontrou Filipe e disse-lhe: “Siga-me”. Filipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro. Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: “Encontramos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei e nos Profetas, Jesus, filho de José de Nazaré”. exclamou Natanael; «Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?». Filipe respondeu-lhe: “Venha e veja”. Enquanto isso, Jesus, vendo Natanael vindo em sua direção, disse dele: “Aqui está verdadeiramente um israelita em quem não há falsidade”. Natanael perguntou-lhe: “Como você me conhece?”. Jesus lhe respondeu: “Antes de Filipe te chamar, eu te vi quando você estava debaixo da figueira”. Natanael respondeu-lhe: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel!”. Jesus respondeu-lhe: «Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, você acha? Você verá coisas maiores do que estas! Então ele lhe disse: “Em verdade, em verdade te digo que você verá o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus veio para dar a todos uma vida cheia de sentido. Mas não em abstrato: a vida cheia de sentido é aquela que envolve o “eu” no “nós” da humanidade. Obviamente, esta perspectiva exige também lutas e sacrifícios, mas no horizonte mais amplo da família humana, que é o sonho de Deus para o mundo. Estas primeiras páginas do Evangelho já mostram isso. A história daquela fraternidade que Jesus reuniu ao seu redor e que ainda hoje continua em todo o mundo começa com aqueles pescadores. Depois do encontro com André, João e Pedro, é a vez de Filipe de Betsaida (“casa do peixe”), portanto concidadão de André e Simão. Jesus também lhe diz: “Segue-me!”. E assim acontece. Por sua vez, Filipe conta a Natanael (que significa “Deus deu”) a beleza do encontro: “Encontramos o Messias”. Natanael, que está entre os que escutam as Escrituras, responde com cepticismo: «Pode vir algo de bom de Nazaré?». Somente no encontro pessoal Jesus lê em profundidade o seu coração. E ele se envolve. Jesus promete-lhe que verá coisas muito maiores do que acabou de ver. É a ambição de Jesus para aquele pequeno grupo de discípulos. Por isso, mais tarde, dirá a Pedro e a todos os discípulos que o seguem que receberão cem vezes mais do que deixaram.