II do tempo comum
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 1,35-42) - Naquele momento João estava com dois dos seus discípulos e, fixando o olhar em Jesus enquanto passava, disse: “Eis o cordeiro de Deus!”. E os seus dois discípulos, ouvindo-o falar assim, seguiram Jesus. Jesus voltou-se e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: "O que procurais?". Eles lhe responderam: “Rabino – que, traduzido, significa professor – onde você mora?”. Ele lhes disse: “Venham e vejam”. Foram, pois, e viram onde ele morava, e ficaram com ele aquele dia; eram cerca de quatro da tarde. Um dos dois que ouviram as palavras de João e o seguiram foi André, irmão de Simão Pedro. Encontrou primeiro o seu irmão Simão e disse-lhe: «Encontramos o Messias» – que se traduz como Cristo – e conduziu-o a Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse: «Tu és Simão, filho de João; você será chamado Cefas" – que significa Pedro.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

João Batista estava às margens do Jordão no lugar onde o povo de Israel havia entrado na terra prometida, porque ali apareceria o Messias quando ele chegasse. O evangelista escreve que “fixou o olhar” naquele homem e o reconheceu. E indica aos outros: “Eis o cordeiro de Deus”. Ele utiliza um termo querido sobretudo ao profeta Isaías, que indica o Messias como um cordeiro “que leva os pecados do mundo” (Is 53,7). isto é, é ele quem liberta o povo da escravidão, colocando sobre seus ombros o pecado de todos e levando-o ao altar do sacrifício. Ele é o verdadeiro cordeiro pascal.
Estas palavras do Batista não caem em ouvidos surdos. Dois dos seus discípulos, André e João, escutam-nos e compreendem o seu significado profundo, tanto que abandonam o Baptista e passam a seguir aquele homem. Nesta cena, como na seguinte, o evangelista insiste em usar o verbo “ver”. João parece querer organizar os três encontros que pontuam o trecho evangélico em torno da ação de ver. É uma peculiaridade do próprio Giovanni. Se no início o evangelista nota que o Baptista “fixa o seu olhar” (como uma observação atenta) em Jesus, agora é Jesus quem “observa” os dois que o seguem (é um olhar perscrutador) e os convida a ir e "ver". Os dois "foram e viram". Por fim, Jesus “fixa o olhar” em Simão e muda de nome. O do Senhor é um “ver” intenso, um olhar profundo, atento às perguntas de quem está à sua frente, um olhar que visa estabelecer relações diretas, profundas, contínuas: “Vem e verás”, e eles "foram e viram onde ele estava hospedado e ficaram com ele naquele dia". A força da linguagem simbólica de João convida-nos a compreender a importância de “ver”. É uma visão espiritual concreta e profunda. Neste sentido a história narrada é paradigmática: a fraternidade cristã é uma história que começa no caminho com um encontro de olhares que conduz ao convite a seguir e estar com Jesus. É uma história que deve ser repetida hoje para tantos que procuram um professor para ouvir e uma casa para morar. Quantos não têm nem um nem outro! São multidões nas nossas cidades, cada vez mais à mercê de uma desorientação geral. Há necessidade de companhia para eles. É preciso que esta página evangélica volte a iluminar estes dias. Muitos esperam que alguém olhe para eles, que saiba compreender as suas perguntas, tal como Jesus fez com André e João (“O que procurais?”) e os convide dizendo-lhes: “Venham e vejam”. Esse encontro marcou a vida de Andrea e Giovanni. Já não o esqueciam, tanto que o evangelista também anota o tempo: «Naquele dia permaneceram com ele; eram quatro da tarde." Não sabemos o conteúdo dessa reunião. O certo é que a partir de então se tornaram discípulos de Jesus. A partir daquele encontro começou uma nova história, para eles, mas também para outros, para muitos outros. E tudo começou como começou para eles. Os dois, deixando Jesus, foram até Simão: “Encontramos o Messias”, disseram-lhe e levaram-no até Jesus. E Jesus, “fixando o olhar” em Simão - o seu olhar mais uma vez - mudou o seu coração e a sua vida: « Você será chamado Cefas», ou seja, pedra.