A nova família de Jesus
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 3,31-35) - Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos e, ficando do lado de fora, mandaram buscá-lo. Uma multidão estava sentada ao redor dele e lhe disseram: “Eis que tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora, te procurando”. Mas ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Olhando para aqueles que estavam sentados ao seu redor, disse: «Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Porque quem faz a vontade de Deus é meu irmão, irmã e mãe”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Enquanto Jesus fala às multidões, chegam seus parentes com Maria, sua mãe. O evangelista não esclarece o motivo da visita. Mas não é difícil imaginar que talvez estivessem preocupados com o que era considerado um comportamento excessivo de Jesus: a multidão era enorme e eles tinham ficado “do lado de fora”. Esta notação não é simplesmente espacial. Esses parentes estavam “de fora”, ou seja, não estavam entre aqueles que ouviam a pregação de Jesus. Não são os laços de sangue ou os costumes rituais que os levam a ser verdadeiros membros da família de Jesus. Somente aqueles que estão dentro de casa, que escutam a Palavra de Deus, fazem parte da nova família que Jesus veio formar. A quem lhe conta que a sua mãe e os seus outros irmãos estavam fora de casa, Jesus indica quem faz parte da sua nova família, da Igreja: aqueles que escutam o Evangelho. É desta escuta que nasce a comunidade cristã e é, portanto, sobre a Palavra de Deus que ela se constrói. E esta comunidade não é uma associação qualquer. Possui os traços da “família”, ou seja, com aqueles laços que por isso são chamados de “família”. Os membros devem viver as relações fraternas típicas da família, a começar pelo Pai que está nos céus, a quem Jesus convida a chamar “Abba”, e depois com o próprio Jesus e com todos os outros irmãos e irmãs. Ser discípulo exige escutar com atenção e prontidão as palavras de Jesus e envolver a vida com Ele. Todos os dias devemos “entrar” na comunidade e ouvir o Evangelho tal como é pregado. Precisamos estar todos os dias ao lado de Jesus e ouvir e colocar em prática a sua palavra.