Quarto Domingo do Advento
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 1,26-38) - Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. Entrando nela, ele disse: “Alegra-te, cheia de graça: o Senhor está contigo”. Ao ouvir essas palavras ela ficou muito chateada e se perguntou que sentido teria uma saudação como essa. O anjo lhe disse: «Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. E eis que conceberás um filho, darás à luz e lhe chamarás Jesus. Ele será grande e ser chamado Filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. Então Maria disse ao anjo: “Como pode ser isso, se não conheço homem?”. O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Portanto, aquele que há de nascer será santo e será chamado Filho de Deus. E eis que Isabel, tua parenta, também concebeu na sua velhice um filho e este é o sexto mês para aquela que era chamada estéril: nada é impossível para Deus ». Então Maria disse: “Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo se afastou dela.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Estamos às portas do Natal e a Palavra de Deus traz-nos de volta a promessa do Senhor a David: «Pois não morei numa casa desde que fiz subir Israel do Egipto até hoje; Fiquei vagando debaixo de uma tenda, em um pavilhão." Deus não procurou uma casa para si, para que seu povo pudesse adorá-lo ali. Deus tornou-se peregrino com o seu povo, desde que ouviu o seu grito de dor no Egito. Deixou a sua casa no céu - muito mais rica e confortável que qualquer casa de cedro - para descer e libertar o seu povo da escravidão, acompanhando-o dia após dia no deserto deste mundo - vivendo, de facto, na tenda - porque a sua as pessoas pudessem alcançar a estabilidade da terra que ele lhes havia prometido. Estar debaixo da tenda é uma condição permanente de Deus. Esta antiga página bíblica ilumina o Natal deste tempo difícil: quantos pobres, quantas crianças e idosos, doentes e refugiados estão abandonados, na precariedade, exatamente como debaixo de uma tenda desprotegida! Mas como no tempo de David, como naquela noite na gruta fora de Belém, ainda hoje o Senhor está nas muitas grutas fora das casas, nos numerosos lugares de dor e de abandono! É lá que o Senhor Jesus celebra o Natal! E será o próprio Senhor quem dará uma casa ao seu povo: «Talvez você me construa uma casa, para que eu possa morar nela? O Senhor fará um lar para você." É a profecia do mistério do Natal.
O Senhor faz do seu povo um lar para todos, uma casa grande e sólida, feita de pedras vivas. E no Natal, quando o Verbo se faz carne, o Senhor lança a primeira pedra deste novo edifício espiritual, a pedra angular, Jesus. Nos costumes da época, a pedra angular tinha que ser uma pedra diferente das outras, mais resistente porque desmoronaria com o tempo. Teve que ser escolhido com cuidado. E Deus, que tanto amou o mundo, enviou o seu Filho, o que ele tinha de mais querido. Aquele Filho que não é acolhido – como a pedra que os construtores rejeitaram – Deus colocou como fundamento da sua casa. Neste Natal, o Senhor volta para colocar o seu Filho como pedra angular de um novo edifício. Desta pedra se libera uma energia de amor que alarga as paredes dos corações, que alarga as paredes desta nossa casa, abre ainda mais as suas portas para chegar onde quer que se encontrem os pobres dispersos nesta nossa sociedade. E poderemos ver com os olhos do corpo a verdade das palavras de Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Onde quer que vamos, onde quer que encontremos os pobres, onde quer que nos reunamos com este espírito, ali o Senhor nasce, acolhe e consola. O Evangelho mostra-nos Maria, a mãe da criança, a primeira dos crentes. Nela – uma pequena mulher da Galileia – o Verbo se faz carne: ela abre o seu coração à Palavra de Deus e torna-se a primeira morada de Deus na terra.