Hoje vimos coisas prodigiosas
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 5,17-26) - Um dia Jesus estava ensinando. Ali também estavam sentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia e da Judéia, e de Jerusalém. E o poder do Senhor o fez realizar curas. E eis que alguns homens, carregando um homem paralítico sobre uma cama, tentaram trazê-lo e colocá-lo diante dele. Não encontrando como deixá-lo entrar por causa da multidão, subiram no telhado e, através das telhas, baixaram ele e sua cama diante de Jesus, no meio do quarto. Vendo a fé deles, ele disse: “Cara, seus pecados estão perdoados”. Os escribas e fariseus começaram a discutir, dizendo: «Quem é este que profere blasfêmias? Quem pode perdoar os pecados, senão só Deus?”. Mas Jesus, conhecendo o raciocínio deles, respondeu: «Por que você pensa assim em seu coração? O que é mais fácil: dizer «Os teus pecados estão perdoados» ou dizer «Levanta-te e anda»? Agora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados, eu te digo – disse ao paralítico –: levanta-te, pega a tua cama e volta para tua casa”. Imediatamente ele se levantou diante deles, pegou a cama em que estava deitado e foi para sua casa, glorificando a Deus. Todos ficaram maravilhados e deram glória a Deus; cheios de medo, disseram: “Hoje vimos coisas prodigiosas”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Lucas narra este milagre que ocorreu na presença, pela primeira vez, dos fariseus e dos mestres da lei. O evangelista Lucas sublinha a criatividade do amor daqueles amigos do paralítico que quiseram a todo custo trazer o paralítico diante de Jesus: de fato, poderíamos dizer que este milagre acontece graças à sua fé, uma fé feita, precisamente, de amor, tenacidade, perseverança. Eles entenderam que o amigo doente deveria conhecer pessoalmente o jovem profeta de Nazaré. Vendo a multidão diante da porta, destampam o telhado e colocam-no diante de Jesus. Quanto devemos aprender com esta atitude! Muitas vezes a amizade entre nós é superficial, sentimental, resignada. É fácil dizer que nada pode ser feito. E esqueçam um do outro. O exemplo dos amigos daquele paralítico exorta-nos a redescobrir a atenção apaixonada para com os outros, especialmente para com aqueles que estão doentes, pobres ou indefesos. Na narração de Lucas, fica evidente a preocupação com o doente por parte de seus amigos. Eles trazem aquele amigo para o centro da sala para ser o centro das atenções. Jesus, de fato, preocupa-se tanto com o paralítico que vai muito além das expectativas daqueles amigos e dos presentes. Voltando-se para o paralítico, ele diz: “Seus pecados estão perdoados”. Jesus também vê o coração do paralítico e a sua necessidade de ser amado e perdoado. Dá-lhe saúde plena, do corpo e do coração.