Festa da Imaculada Conceição de Maria
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 1,26-38) - Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. Entrando nela, ele disse: “Alegra-te, cheia de graça: o Senhor está contigo”. Ao ouvir essas palavras ela ficou muito chateada e se perguntou que sentido teria uma saudação como essa. O anjo lhe disse: «Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. E eis que conceberás um filho, darás à luz e lhe chamarás Jesus. Ele será grande e ser chamado Filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó e seu reino não terá fim”. Então Maria disse ao anjo: “Como pode ser isso, se não conheço homem?”. O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Portanto, aquele que há de nascer será santo e será chamado Filho de Deus. E eis que Isabel, tua parenta, também concebeu na sua velhice um filho e este é o sexto mês para aquela que era chamada estéril: nada é impossível para Deus ». Então Maria disse: “Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo se afastou dela.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

A passagem do Gênesis conta a história de Adão e Eva que preferem seguir a voz da serpente à de Deus. Esta dramática história revela o mistério daquele pecado, chamado original, porque está na origem do mal, mesmo do mal desta época. É o pecado de um orgulho prometeico: “Você será como Deus”. Sim, o mal sempre continuou a empurrar homens e mulheres para a auto-exaltação. E aqui surgem divisões, injustiças, ódios, destruições, conflitos, guerras entre os homens. O tentador continua a insinuar-se nas profundezas do coração dos homens: os laços dissolvem-se e as divisões multiplicam-se. Mas aqui está Maria e o seu mistério que hoje contemplamos já na sua concepção. Esta jovem – que recorda aquela que teria esmagado a cabeça daquela serpente que levou Eva ao pecado – está preservada da culpa original, daquele instinto de amor próprio que fere cada pessoa. Com Maria é interrompida a trágica cadeia que leva homens e mulheres à violência e à morte. Concebida sem esta culpa original, Maria inicia uma nova página na história da humanidade, a de uma amizade com Deus, ainda mais bela do que aquela que os seus antepassados ​​viveram. No entanto, foram agraciados por Deus que quis dar-lhes roupas ao saírem do jardim para entrar no frio da história. Maria foi perdoada, teve que acolher o Filho de Deus no seu ventre e acompanhá-lo até ao fundo da cruz. Sim, o amor do Filho protegeu a mãe. Este mistério de Maria, protegida do mal – e que hoje a Igreja nos faz contemplar – não é estranho ao próprio mistério da Igreja, da comunidade dos crentes. é o mistério do amor de Deus pela sua Igreja espalhada pelo mundo. Hoje, no mistério de Maria, contemplamos o da Igreja, da comunidade dos crentes. Mesmo que os seus membros sejam pecadores, a Igreja, como Maria, é chamada a ouvir a voz do anjo e a dizer-lhe sim. E ouvimos também as palavras do anjo que nos são dirigidas: «Não tenhas medo, Maria... nada é impossível para Deus».