Conversão de Zaqueu
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 19,1-10) - Naquele tempo, Jesus entrou na cidade de Jericó e estava passando por ela, quando eis que um homem chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos e homem rico, tentava ver quem era Jesus, mas não conseguiu porque da multidão, porque ele era pequeno. Então ele correu e, para poder vê-lo, subiu num sicômoro, porque tinha que passar por ali. Ao chegar ao local, Jesus olhou para cima e disse-lhe: «Zaqueu, desce imediatamente, porque hoje tenho que passar em tua casa». Ele desceu rapidamente e o recebeu cheio de alegria. Vendo isso, todos murmuraram: “Ele entrou na casa de um pecador!” Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Eis, Senhor, dou metade do que possuo aos pobres e, se roubei de alguém, pagarei quatro vezes mais”. Jesus respondeu-lhe: «Hoje a salvação veio a esta casa, porque também ele é filho de Abraão. Na verdade, o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus ensina-nos a olhar ao nosso redor com o olhar atento do amor, que não julga, que não dá nada por garantido, que encontra sempre a razão da esperança. Ninguém esperava nada de Zaqueu: era um homem rico, diríamos hoje “realizado” mesmo que na desonestidade, mas também era pequeno, de baixa estatura, talvez também de coração, preocupado com os seus negócios e com as suas coisas, que tinha. sem muitos escrúpulos acumulados até pelo roubo. O que você espera de um homem assim? Mais travessuras? O que Jesus vai fazer em sua casa? Isto é o que muitas pessoas sensatas que estão começando a “murmurar” devem ter pensado. “Murmurar”, “fofocar”, “tagarelar” pertence a quem só sabe ver o mal, e é fácil cair na calúnia, porque diante dos pecadores é fácil sentir-se justo. Jesus olha para Zaqueu com os olhos de Deus, sem desprezo, apenas com amor. «Hoje tenho que passar na sua casa!». É a boa notícia para Zaqueu, é o seu Evangelho e o nosso também, porque estas palavras fazem-nos perguntar se não precisamos também que Jesus pare na nossa casa, no nosso coração e na nossa vida. O verdadeiro pecado não é amar. E o Evangelho, a boa notícia, é dizer que Deus ama a todos e quer vir à nossa casa. Jesus entrou na casa de Zaqueu para que também Zaqueu conhecesse o amor e se sentisse amado. Jesus quer jantar com Zaqueu e, para a Bíblia, jantar com alguém significa tornar-se íntimo dele, fazer parte da sua vida. E muitas vezes é difícil para nós pensar em Deus na nossa vida, com os seus erros, os seus erros, o nosso pecado! Jesus não censura Zaqueu por nada: “Ele não olhou para o pecado do homem com vistas ao arrependimento”. Jesus não o condena, mas entra em sua casa e pede para jantarmos juntos, para partilhar a sua vida como ela é, mesmo com o seu pecado, porque quer perdoá-lo. Deus, talvez, ainda esteja esperando permissão para entrar em nossa casa e jantar conosco. E na alegria daquele encontro não é pesado “dar metade dos bens ao pobre e, se defraudou alguém, retribuir quatro vezes mais”.