O programa de Cristo para seus discípulos
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 10,28-33) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus apóstolos: «Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma; antes tenha medo daquele que tem o poder de destruir a alma e o corpo na Geena. Não se vendem dois pardais por um centavo? No entanto, nem mesmo um deles cairá no chão sem a vontade do seu Pai. Até os cabelos da sua cabeça estão todos contados. Então não tenha medo: você vale mais que muitos pardais! Portanto, qualquer que me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei diante de meu Pai que está nos céus; mas quem me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

A proposta que Jesus faz aos seus discípulos parece paradoxal à mentalidade egocêntrica que orienta as nossas crenças e comportamentos. Na verdade exprime uma profunda sabedoria que transparece na frase que se segue: «Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a vida por minha causa, achá-la-á”. Pensamos em salvá-lo conservando, buscando recompensa, tomando posse dos outros, buscando reconhecimento e honra. Jesus adverte-nos que gastar as próprias energias, o seu tempo, as suas forças apenas para se salvar ou, como dizem, para se realizar, na verdade leva à perda, isto é, a uma vida triste e muitas vezes desastrosa. Só se vivermos para o Senhor, só se decidirmos a nossa vida para amar a todos, sem impor limites, como Jesus fez, então provaremos a alegria da vida. De que adianta ganhar o mundo inteiro se não somos amados nem capazes de amar? É o que o apóstolo Paulo explicará no hino à caridade, dizendo que sem isto, isto é, sem amor, não adianta fazer nem mesmo coisas extraordinárias, mesmo aquelas de generosidade. Só o amor não acaba e só o Senhor nos salva, porque só ele nos ensina o que é o amor.