Nada é impossível para quem acredita
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 12,24-26) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo não cair na terra e morrer, ele permanecerá só; mas se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém quiser servir-me, siga-me, e onde eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai o honrará”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus é abordado por um homem que lhe pede misericórdia para seu filho. O sofrimento muitas vezes torna-se um grito de misericórdia, porque é insuportável tanto para quem o sofre como para quem deve estar próximo dos entes queridos que são afetados por ele. O jovem não se controla como muitos jovens que frequentemente ficam prisioneiros de vícios que os tornam incapazes de controlar. Aquele pai, não querendo incomodar o mestre, levou o filho aos discípulos na esperança de que pudessem curá-lo. Mas eles não tiveram sucesso. Jesus exprime-se antes de tudo com um forte lamento: «Ó geração incrédula e perversa! Quanto tempo ficarei com você? Quanto tempo terei que aturar você? Estas palavras aparecem como uma repreensão a uma geração que se dirige a Ele para receber cura, mas não aceita envolver-se no plano de amor do Pai. No entanto, ele manda trazer aquele menino imediatamente. Basta uma palavra – “Jesus o ameaçou” – e o demônio “saiu dele”. Os discípulos, ao verem o milagre, ficam ao mesmo tempo constrangidos e surpresos. E quando se encontram a sós com Jesus, pedem-lhe explicações sobre por que não conseguiram curar aquele menino. Jesus responde com muita clareza dizendo que é por causa da pouca fé deles. Não são as palavras nem as técnicas que libertam os homens dos espíritos malignos, mas o amor de Deus, a verdadeira e única força dos discípulos. As palavras de Jesus revelam que os discípulos não tiveram fé e procuraram forças noutro lugar. A partir desse fracasso, Jesus abre um futuro de esperança aos seus discípulos: “Nada vos será impossível”. É o Senhor que continua a agir no mundo e na história também através dos seus discípulos.