O jovem rico
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 19,16-22) - Naquele momento, um homem se aproximou dele e lhe disse: “Mestre, que bem devo fazer para ter a vida eterna?”. Ele lhe respondeu: «Por que você me questiona sobre o que é bom? Só existe um bem. Se você quer entrar na vida, guarde os mandamentos." Ele lhe perguntou: «Quais?». Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não dirás falso testemunho, honrarás teu pai e tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O jovem disse-lhe: «Todas estas coisas observei; o que mais estou perdendo?". Jesus disse-lhe: «Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; E venha! Me siga!". Ao ouvir esta palavra, o jovem foi embora triste; na verdade, ele possuía muitas riquezas.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Um jovem aproxima-se de Jesus e pergunta-lhe que bem deve fazer para alcançar a vida eterna. Ele sabe qual é o objetivo a alcançar, ou seja, a vida eterna. A pergunta corresponde à tradição bíblica: o que está escrito na Lei é bom. Jesus, ecoando as passagens paralelas de Marcos e Lucas, responde que apenas uma é boa. Jesus, mesmo sem dizê-lo, significa o Pai que está nos céus. E diz-lhe para observar os mandamentos, este é o bom caminho para a vida. Aquele jovem sente uma inquietação interior, mas não sabe como quebrar as regras. Ele entende que isso não basta, talvez procure outros ou apenas queira garantias. Jesus não responde acrescentando um décimo primeiro mandamento; ele apenas diz: «Se você quer ser perfeito, vá, venda o que você possui, dê aos pobres e você terá um tesouro no céu; E venha! Me siga!". É a proposta de um ideal elevado: “Se você quer ser perfeito”. A perfeição é para todos e está ao alcance de todos porque diz respeito ao coração. E o coração é perfeito quando ama e se deixa amar pelo Senhor. O amor de Deus acima de todas as coisas traz consigo a distribuição da riqueza aos pobres. São Francisco é o grande exemplo disso: ele, um jovem rico, não se envergonha de devolver tudo ao seu pai terreno para amar o Pai que está nos céus e possuir a vida porque é pobre em tudo. O jovem do Evangelho foi-se embora triste, porque não queria deixar as suas riquezas. Francisco de Assis, depois de deixar tudo, viveu na alegria do Evangelho vivido sem acréscimos.