Dois encontros vocacionais
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 8,18-22) - Naquele momento, vendo a multidão ao seu redor, Jesus ordenou que passassem para o outro lado. Então um escriba aproximou-se dele e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que você for”. Jesus respondeu-lhe: “As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. E outro dos seus discípulos lhe disse: “Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus deixa-se aproximar da nossa humanidade, mas para mudá-la. Ele é um verdadeiro mestre, um amigo que, justamente porque nos ama, nos ajuda a ser diferentes. Um escriba se aproxima dele e o chama respeitosamente pelo título de “mestre” e expressa sua vontade de segui-lo. Este escriba parece ser como a semente que cai onde não há terra, ou seja, onde falta o coração. Sem raízes a semente logo é queimada pelo sol da adversidade e se perde, torna-se uma ilusão como tantas outras. Jesus quer que a semente dê fruto, porque senão a nossa vida permanece estéril. Jesus, de facto, responde que segui-lo significa viver como ele, isto é, não ter casa nem lugar para reclinar a cabeça, porque toda a vida deve ser dedicada aos outros. Jesus não veio à terra para oferecer garantias e segurança para si e para os seus. O cristão não é criado como filho para se fechar num universo pequeno e seguro, mas para ir até aos confins da terra. O cristão é sempre um missionário, um homem que sai de si mesmo para encontrar a sua salvação. Mesmo quando, como a maioria de nós, o discípulo tem um lar estável, ele ainda é chamado a nutrir e cultivar a paixão e o interesse pelo mundo e pelas necessidades da Igreja espalhada por toda a terra. Com a mesma radicalidade, Jesus responde ao discípulo que lhe pede que vá sepultar o pai antes de segui-lo. A resposta de Jesus é paradoxal. Com efeito, não se trata de dureza de coração ou de falta de misericórdia, mas de prioridade absoluta da escolha pelo Senhor. Sem deixar tudo não entendemos o amor do Senhor.