Jesus acalma a tempestade no lago
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 8,23-27) - Naquele momento, quando Jesus entrou no barco, seus discípulos o seguiram. E então irrompeu no mar uma tempestade tão violenta que o barco foi coberto pelas ondas; e ele dormiu. Então, aproximando-se dele, acordaram-no dizendo: “Salva-nos, Senhor, estamos perdidos!”. E ele lhes disse: “Por que vocês estão com medo, homens de pouca fé?” Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar e houve uma grande calmaria. Os presentes ficaram surpresos e disseram: “Quem é este a quem os ventos e o mar obedecem?”

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus está no barco com os discípulos atravessando para o outro lado do lago. Durante a travessia ele adormece. De repente, uma tempestade irrompe. Tal como os discípulos, experimentamos a nossa fragilidade, quando estamos sem segurança e proteção reais. O barco é sacudido pelas ondas. Jesus continua dormindo. Os discípulos são tomados pelo medo e ficam mais do que desconcertados com o sono do mestre. Ele não parece se importar com eles. «Salva-nos, Senhor, estamos perdidos!». É um grito de desespero e ao mesmo tempo de confiança, como muitas vezes é a nossa oração. Ele certamente parece indiferente a eles. Quantas vezes a nossa pouca fé nos fez acreditar que o Senhor não nos defende, não nos ajuda, não nos protege. Na verdade, esquecemos que Jesus está no mesmo barco que nós. Jesus acorda e repreende os discípulos por terem pouca fé. Eles deveriam saber, de fato, que enquanto você estiver com o Senhor não precisará temer nenhum mal. O Salmo 23 canta assim: “Ainda que eu ande por um vale escuro, não temerei mal algum, pois tu estás comigo”. Jesus não é indiferente, mas sereno como quem se abandona à proteção do Pai. Diante da tranquilidade de Jesus, os Apóstolos e nós também somos realmente de pouca fé. Basta uma palavra de Jesus e o mal recua. Aqueles que testemunharam a cena – o evangelista parece sugerir que não foram apenas os discípulos, mas também aqueles que talvez a tenham visto da costa – ficam maravilhados. O discípulo (e também a conversão) nasce do espanto ao ver que a Palavra de Jesus acalma todas as tempestades da vida, mesmo quando parece que não resta mais nada senão afundar.