A fé de Tomé
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 20,24-29) - Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus chegou. Os outros discípulos disseram-lhe: “Vimos o Senhor!”. Mas ele lhes disse: “A menos que eu veja o sinal dos cravos nas suas mãos, e não ponha o meu dedo no sinal dos pregos, e não ponha a minha mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, os discípulos estavam de volta em casa e Tomé também estava com eles. Jesus chegou, com as portas fechadas, parou no meio e disse: «A paz esteja convosco!». Depois disse a Tomé: «Coloque aqui o seu dedo e olhe para as minhas mãos; estenda a mão e coloque-a ao meu lado; e não seja um incrédulo, mas um crente! Tomé respondeu-lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Jesus lhe disse: «Porque você me tem
viu, você acreditou; Bem-aventurados aqueles que não viram e acreditaram!

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Hoje celebramos a festa de São Tomás, chamado Dídimo (gêmeo). O Evangelho de João fala disso diversas vezes em conexão com alguns momentos importantes da vida de Jesus: quando Jesus quis ir até Lázaro, que estava doente, e havia um grave perigo para a vida do mestre, Tomé, em nome de todos os discípulos, disseram: «Vamos também nós e morramos com ele» (Jo 11,16). Ele estava muito seguro de si, das suas sensações, das suas crenças, como ficou claro na noite de Páscoa. Aos outros Apóstolos que, na noite de Páscoa, lhe disseram ter visto o Senhor ressuscitado, ele respondeu com aquela frase já conhecida e que se tornou um emblema de descrença: «Se não vejo as marcas dos pregos em as mãos dele... não vou colocar a mão no lado dele, acredito que não." Se você pensar bem, cada um de nós está próximo dessa atitude do Tommaso. Temos certeza de nós mesmos, de nossos sentimentos e de nossas crenças. Tomé precisa de reencontrar o Senhor, de ouvi-lo, de vê-lo e até de tocá-lo. E aqui Jesus volta novamente aos discípulos e convida-os a tocar nas suas feridas. Tomé exclama diante daquele corpo ferido: “Meu Senhor e meu Deus!”. Portanto, diante das feridas deste mundo, diante da dor de cada homem que essas feridas contêm, somos chamados a ter a fé de Tomé. Jesus, voltando-se para ele e pensando também em todos os que o seguiriam, diz: «Porque me viste, acreditaste; Bem-aventurados aqueles que não viram e acreditaram." É a última bem-aventurança do Evangelho. E é uma felicidade também para nós, chamados a acreditar sem ver, mas a tocar as chagas do Senhor no corpo dos pobres.