Cura de um paralítico
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 9,1-8) - Naquele tempo, tendo embarcado num barco, Jesus atravessou para a outra margem e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado numa cama. Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados”. Então alguns dos escribas disseram entre si: “Este homem blasfema”. Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: «Por que você pensa coisas más em seu coração? Pois o que é mais fácil: dizer “Os teus pecados estão perdoados” ou dizer “Levanta-te e anda”? Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar pecados: Levanta-te - disse então ao paralítico -, pega a tua cama e vai para tua casa”. E ele se levantou e foi para sua casa. As multidões, vendo isso, ficaram cheias de medo e glorificaram a Deus que havia dado tal poder aos homens.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Voltando a Cafarnaum, trazem Jesus paralítico deitado numa cama e colocam-no no centro. Um centro não só físico, mas de atenção, de interesse, de preocupação com aquele paciente antes de si mesmo. O amor daqueles amigos é de certa forma o início do milagre. O evangelista escreve que Jesus, vendo a sua fé, decide intervir. É uma notação que recorda o poder da oração pelos enfermos. Certamente aquele paralítico queria ser curado, mas aqui é explicitamente relatado o motivo da cura: a fé daqueles amigos. A Igreja, cada comunidade cristã, deve redescobrir-se como amiga dos doentes e pronta a apresentá-los ao Senhor. E Jesus não deixará de responder à oração que lhe dirigimos. Talvez não da maneira que pensamos, mas a cura acontecerá. Ele não cura apenas o corpo, mas também o coração. Ao paralítico Jesus diz palavras que ninguém jamais disse: “Os teus pecados estão perdoados!”. Jesus não quer dar a entender que a doença do paralítico foi causada pelos seus pecados. Pelo contrário, ele quer mostrar um facto muito mais importante: o seu poder estende-se também aos pecados, para os apagar. A cura também chega ao coração. E aqui a cena, compreensivelmente, transforma-se num debate teológico. Os escribas presentes, ao ouvirem estas palavras, pensam mal de Jesus, sem o dizerem. Mas Jesus, que vê os corações, desmascara-os e mostra até onde vai a sua misericórdia: «Levanta-te! – disse então ao paralítico – pega a tua cama e vai para tua casa». O Senhor realizou um duplo milagre naquele doente: perdoou-lhe os pecados e curou-o da paralisia. Chegou entre os homens alguém que cura o corpo e o coração.