Não tenha medo daqueles que matam o corpo
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 10,24-33) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus apóstolos: «O discípulo não é maior que o seu mestre, nem o servo maior que o seu senhor; basta ao discípulo tornar-se como seu mestre e ao servo como seu senhor. Se chamavam o dono da casa de Belzebu, quanto mais os da sua família! »Portanto, não tenha medo deles, pois não há nada escondido de você que não será revelado, nem segredo que não será conhecido. O que eu te digo nas trevas você diz na luz, e o que você ouve em seus ouvidos você proclama dos terraços. E não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma; antes tenha medo daquele que tem o poder de destruir a alma e o corpo na Geena. Não se vendem dois pardais por um centavo? No entanto, nem mesmo um deles cairá no chão sem a vontade do seu Pai. Até os cabelos da sua cabeça estão todos contados. Então não tenha medo: você vale mais que muitos pardais! Portanto, qualquer que me reconhecer diante dos homens, eu também o reconhecerei diante de meu Pai que está nos céus; mas quem me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O evangelista Mateus, ao relatar estas palavras de Jesus, provavelmente tinha diante dos olhos a experiência da sua comunidade sujeita a fortes protestos. E ele queria tranquilizá-la. O Senhor não abandona os seus discípulos. Com efeito, quem dedica a sua vida ao Evangelho recebe as consolações do Senhor, especialmente se tiver de enfrentar dificuldades e provações. Nunca foi simples e linear para a comunidade cristã pregar o Evangelho da cruz e da ressurreição. Naturalmente, devemos perguntar-nos o que significa para nós a exortação a não ter medo e a não temer, uma vez que não vivemos num tempo de perseguição. Um cristianismo derrotista, que não sabe esperar por um mundo de paz, está degradado nas suas forças. Acontece que pensamos que o Evangelho nos pede uma vida de modéstia, talvez apenas feita de renúncias, sem interesse real para nós e, em última análise, ineficaz para a sociedade. Longe disso. O discípulo que segue o caminho do Evangelho não se perde, Deus o ampara: «Não se vendem dois pardais por um dinheiro? No entanto, nem mesmo um deles cairá no chão sem a vontade do seu Pai. Até os cabelos da sua cabeça estão todos contados.” Esta é a verdadeira segurança do cristão: não ser invulnerável, invencível, mas amado até naquilo que nós mesmos não podemos calcular. Nada da nossa vida será perdido porque tudo é amado! E o amor não perde nada. «Portanto, não tenha medo: você vale mais do que muitos pardais!»