XV do tempo comum
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 6,7-13) - Naquele momento, Jesus chamou os Doze e começou a enviá-los de dois em dois e deu-lhes poder sobre os espíritos impuros. E ordenou-lhes que não levassem nada para a viagem, exceto um cajado: nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto; mas usar sandálias e não usar duas túnicas. E ele lhes disse: “Onde quer que vocês entrem numa casa, fiquem lá até saírem dali. Se em algum lugar eles não te receberem e não te ouvirem, vá embora e sacuda a poeira que está sob seus pés, em testemunho para eles”. E eles, tendo partido, proclamaram que o povo se converteria, expulsariam muitos demônios, ungiriam com óleo muitos enfermos e os curariam.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O evangelista Marcos escreve: «Chamou a si os Doze e começou a enviá-los de dois em dois». Jesus chama os Doze para “enviá-los” em missão. O Evangelho não para de chamar de geração em geração, vem nos procurar, nos quer como seus, e esta é a nossa graça. Não é óbvio que assim seja, e quando pensamos que é um mérito nosso, facilmente esquecemos o dom do amor que é ser amado e chamado por Ele. Na realidade, cada um de nós poderia dizer com o profeta Amós: «Eu não era profeta, nem filho de profeta, era pastor e cultivava sicômoros. O Senhor me disse: “Vai, profetiza ao meu povo Israel”. Cada um de nós tem a sua história, a sua vida, o seu caráter, mas todos recebemos um chamado, um convite do Senhor. E Jesus nos envia dois a dois, o discípulo não é um solitário, um herói, mas um irmão e uma irmã. Às vezes pensamos que as coisas reais são aquelas que fazemos sozinhos, segundo um individualismo tão banal e difundido. O cristão precisa sempre do irmão e da irmã e, como comenta Gregório Magno, envia-os dois a dois para que o primeiro testemunho seja o amor mútuo. Ele nos envia ao mundo e devemos mudá-lo usando a sua força de amor, para não temermos nenhum espírito impuro: nada resiste ao amor. O que são espíritos imundos? “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”, disse Jesus. Aqui o que é impuro não nos permite ver Deus diante de nós. A impureza está naqueles olhos do coração, que no final nos fazem olhar apenas para nós mesmos e nos impedem de ver que Deus está diante de nós, nos ama, está diante de nós nos irmãos, nos pobres que batem à porta. porta, nossa porta. O Senhor quer concretizar o seu amor e pedir aos homens que mudem, dizer-lhes que é possível viver de maneira diferente, libertando-se da lei do amor próprio e do interesse próprio. Veremos então muitos demônios da solidão, da incompreensão, do ressentimento, demônios do ódio e da vingança, da ganância e da tristeza, do orgulho e da amargura, afastando-se das pessoas. É a força do amor do Evangelho. É o começo do reino de Deus.