XVI do tempo comum
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 6,30-34) - Naquele momento, os apóstolos reuniram-se em torno de Jesus e contaram-lhe tudo o que tinham feito e o que tinham ensinado. E ele lhes disse: “Venham, sozinhos, para um lugar deserto e descansem um pouco”. Na verdade, eram muitos os que iam e vinham e nem tinham tempo para comer. Depois foram no barco para um lugar deserto, separados. Mas muitos os viram partir e compreenderam, e de todas as cidades correram para lá a pé e os precederam. Ao descer do barco, viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor, e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

«Venha para um lugar solitário e descanse um pouco!». É uma exortação que soa próxima deste tempo em que muitos se preparam para o descanso ou, talvez ainda mais, para a necessidade do silêncio para um regresso sério à vida interior. Na liturgia dominical somos levados “à parte”, isto é, para um lugar diferente das nossas ocupações habituais, mesmo as dos feriados, para podermos dialogar com o Senhor, ouvir uma palavra verdadeira sobre a nossa vida, alimentar-nos com uma amizade que, no entanto, permanece firme, para receber uma força capaz de nos sustentar. É o que acontece na história evangélica, quando Jesus e os discípulos entram no barco para atravessar para a outra margem. O momento da travessia no barco, entre uma margem e outra, pode ser comparado à missa dominical, que nos liga às duas margens do mar, sempre lotadas de pessoas necessitadas. Na verdade, ao chegarem ao outro lado do mar, a multidão volta a estar à sua espera. Talvez tenham visto o caminho do barco e adivinhado o local de desembarque. Eles correram e chegaram primeiro. Assim que Jesus desce do barco, ele se vê novamente cercado por uma grande multidão. João Batista foi morto há pouco tempo e não havia mais profeta. A Palavra de Deus era rara: é verdade, o templo estava cheio de gente e as sinagogas lotadas; tanto que muitos disseram que a religião havia vencido. No entanto, as pessoas, sobretudo os pobres e os fracos, não sabiam em quem confiar, em quem depositar a sua esperança, em que porta bater. Nas últimas palavras evangélicas ecoa toda a tradição do Antigo Testamento sobre o abandono das pessoas pelos responsáveis. O profeta Jeremias grita claramente: “Ai dos pastores que destroem e dispersam o rebanho do meu povo”. O próprio Senhor cuidará do seu povo: “Eu mesmo reunirei o resto das minhas ovelhas de todas as regiões para onde as afastei e as farei voltar aos seus pastos”. O segredo de tudo isto está escondido na compaixão do Senhor pelo seu povo. Esta compaixão que levou Jesus a enviar os Doze para anunciar o Evangelho e servir os pobres continua a impulsioná-lo, assim que desceu do barco, a retomar imediatamente o seu “trabalho”. Isto é o que ele continua a pedir aos discípulos de todos os tempos.