Festa do Corpo e Sangue de Cristo
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 14,12-16.22-26) - No primeiro dia dos Pães Ázimos, quando foi sacrificada a Páscoa, os discípulos disseram a Jesus: «Onde queres que nos preparemos para que possas comer a Páscoa?». Então enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: «Ide à cidade e um homem vos encontrará com um jarro de água; Siga-o. Onde quer que ele entre, diga ao dono da casa: “O Mestre diz: Onde fica o meu quarto, onde posso comer a Páscoa com os meus discípulos?”. Ele lhe mostrará uma grande sala no andar de cima, mobiliada e pronta; prepare o jantar para nós lá." Os discípulos foram e entraram na cidade e encontraram tudo como ele lhes havia dito e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, ele pegou o pão e recitou a bênção, partiu-o e deu-lho, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. Então ele pegou um copo e deu graças, deu-o a eles e todos beberam dele. E ele lhes disse: «Este é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos. Em verdade vos digo que nunca mais beberei do fruto da videira, até o dia em que o beber novo no reino de Deus”. Depois de cantar o hino, saíram em direção ao Monte das Oliveiras.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Hoje celebramos a festa de Corpus Domini. Foi estabelecido numa época do cristianismo europeu em que muitos questionavam a presença de Cristo na Eucaristia, esvaziando assim a santa liturgia, o coração da vida cristã, da sua força. Com esta celebração a Igreja quis encorajar os seus filhos a descobrir o forte sentido da presença real de Jesus entre os seus seguidores também no pão e no vinho consagrados. Ele a propõe todos os anos para que todos possamos redescobrir o significado concreto do amor de Jesus. A leitura do Evangelho de Marcos liga esta celebração à sua verdadeira origem, àquela última ceia que Jesus quis celebrar com os seus discípulos antes da sua paixão. E a primeira comunidade cristã compreendeu a centralidade para a sua própria vida das palavras que Jesus pronunciou naquele jantar, quando tomou o pão e, distribuindo-o àqueles discípulos, disse-lhes: “Isto é o meu corpo” e oferecendo o cálice com o vinho para eles beberem, ele disse: “Este é o meu sangue”. As palavras pronunciadas por Jesus naquele jantar – e que o sacerdote repete literalmente no altar – sugerem que Jesus não está de forma alguma presente no pão e no vinho consagrados. Ele está presente como corpo “quebrado”, como sangue “derramado” por todos; um corpo que não guarda nada para si, um corpo que se torna pão e bebida para nutrir e saciar a sede ao longo da vida; um corpo que se distribui generosa e livremente: que o pão e o vinho não se compram, não têm preço. É um Corpo que ama e dá a vida pelos outros. É o corpo do amor de Deus, o Corpo de Jesus que se doa totalmente, que não conhece ganância, cálculo ou poupança. E ensina os seus discípulos a amar sempre, a dar a vida pelos outros, como ele fez e continua a fazer. Aquela hóstia consagrada é um escândalo para nós que procuramos sempre salvar-nos, para um mundo habituado a fazer de tudo um mercado, para uma sociedade que nada faz de graça. Essa hóstia é também um ensinamento para que a Igreja seja uma comunidade que vive para a salvação dos outros e não para se preservar.