O primeiro mandamento
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mc 12,28-34) - Naquele momento, um dos escribas aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. Jesus respondeu: «A primeira é: «Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”. A segunda é esta: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Não há outro mandamento maior do que estes." O escriba disse-lhe: «Disseste bem, Mestre, e segundo a verdade, que Ele é único e não há outro senão Ele; amá-lo de todo o coração, de toda a inteligência e de todas as forças e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” Vendo que ele havia respondido com sabedoria, Jesus disse-lhe: “Tu não estás longe do reino de Deus”. E ninguém teve mais coragem de questioná-lo.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

“Você não está longe do reino de Deus” Jesus responde àquele sábio escriba. Ser escriba significava conhecer a Escritura e a Lei, e o fato de perguntar qual é o primeiro dos mandamentos mostra sua sabedoria. Aquele escriba não pensa que já sabe tudo, não para de fazer perguntas, de questionar os mestres, a Escritura e o Senhor. Quando pensamos que já sabemos tudo, quando damos tudo como certo, quando já não nos questionamos, acabamos por desistir de mudar a nós mesmos e ao mundo que nos rodeia. Jesus responde falando de amor, referindo-se às palavras da Escritura: «Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”. Jesus está citando o Shemá Israel, “Ouve, ó Israel!”, a mais importante de todas as orações judaicas, a profissão de fé que é repetida três vezes ao dia. Os rabinos disseram: “Quem habita a terra e recita o shemá de manhã e à noite é certamente um filho do mundo vindouro”. Talvez Jesus também estivesse pensando nesta frase quando disse ao escriba que não está longe do Reino de Deus: quem reza é filho do mundo vindouro, ou seja, não abandonou a esperança, mas a mantém viva. E o que mantém viva a esperança é o amor. "Você amará o seu próximo como a si mesmo." Jesus une estas palavras em si mesmo, fazendo delas um único mandamento. Quem ama verdadeiramente a Deus, de todo o coração, ama os outros como a si mesmo, porque dele aprende a amar o próximo, a humanidade concreta, com as suas feridas e dores. É a visão de uma vida e de um destino comuns, de um reino (o de Deus) que é para todos.