O golpe da lança
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Jo 19,31-37) - Era o dia de Parascève e os judeus, para que os corpos não permanecessem na cruz durante o sábado - esse sábado era de facto um dia solene - pediram a Pilatos que lhes quebrassem as pernas e lhes tirassem. Então os soldados vieram e quebraram as pernas de um e de outro que havia sido crucificado com ele. Porém, quando se aproximaram de Jesus, vendo que ele já estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados bateu-lhe no lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. Quem viu dá testemunho disso e o seu testemunho é verdadeiro; ele sabe que fala a verdade, para que você também possa acreditar. Na verdade, isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum osso seu será quebrado”. E outra passagem da Escritura diz: “Olharão para aquele a quem traspassaram”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Hoje a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. João escreve: “Um dos soldados perfurou-lhe o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água”. Esta memória litúrgica é um convite a todos nós para voltarmos a nossa atenção para o mistério daquele coração que se esvazia para a nossa salvação. É um coração de carne, que se comoveu, que chorou, que se comoveu, que se apaixonou, nunca por si mesmo, mas apenas pelos outros. Ele não concedeu privilégios a ninguém, exceto aos mais pobres, aos menores, aos mais fracos, aos pecadores. Não é um coração como o nosso, que muitas vezes é de pedra, insensível mesmo diante de tanto amor. É da compaixão e da emoção daquele coração que começou a vida pública de Jesus. Mateus escreve (9,36) que Jesus, passando pelas cidades e aldeias da Galileia, comovia-se com as multidões que afluíam a ele porque estavam cansadas e exaustas. como ovelhas sem pastor. E ele começou a reuni-los e a cuidar deles. O bom pastor de quem falava o profeta Ezequiel (34,11-12) finalmente chegou com Jesus: «Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as revistarei. Assim como o pastor procura o seu rebanho quando se encontra entre as ovelhas dispersas, assim eu procurarei as minhas ovelhas e as reunirei de todos os lugares”. O Evangelho de João convida-nos a manter o olhar fixo naquele crucifixo, naquele coração que se deixou trespassar por nós, para dar aos homens a força de voltar a amar.