As bem-aventuranças
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 5,1-12) - Naquele tempo, vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e, sentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele. Depois, falando, ensinava-os, dizendo: «Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles receberão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, perseguirem e disserem falsamente todo tipo de mal contra vós por minha causa. Alegrem-se e alegrem-se, pois grande é a sua recompensa no céu. Na verdade, foi assim que perseguiram os profetas antes de vocês”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

A liturgia da Igreja de hoje introduz-nos na leitura continuada do Evangelho de Mateus. E começa com as “bem-aventuranças” que abrem o conhecido Sermão da Montanha. Jesus quer mostrar a essas multidões o caminho para a bem-aventurança, para a felicidade. Os salmos já tinham habituado os fiéis de Israel ao verdadeiro significado da bem-aventurança: "Bem-aventurado o homem que põe a sua confiança no Senhor", "bem-aventurado o homem que cuida dos fracos", "bem-aventurado o homem que em você confia." Jesus afirma que bem-aventurados os homens e as mulheres pobres de espírito, ou seja, os humildes (aqueles que confiaram em Deus e não nas riquezas). E bem-aventurados também os misericordiosos, os aflitos, os mansos, os famintos de justiça, os puros de coração, os perseguidos por causa da justiça, e até mesmo aqueles que são insultados e perseguidos por causa do seu nome. Mesmo para nós hoje eles podem parecer distantes. Jesus quer felicidade verdadeira, plena e duradoura para nós. Normalmente nos preocupamos em viver um pouco melhor, apenas em estar um pouco mais calmos. Alguns falam de um mundo de “paixões tristes”. Precisamente esta estranheza em relação à cultura da maioria faz da página das Bem-aventuranças um verdadeiro Evangelho, uma verdadeira «boa notícia». Eles nos arrancam de uma vida cada vez mais banal e nos empurram para uma existência cheia de sentido, de uma alegria mais profunda do que podemos imaginar. Eles não são muito altos para nós, assim como não foram para a multidão que os ouviu primeiro. As Bem-aventuranças têm um rosto humano: o rosto de Jesus: é o homem pobre, o homem manso e faminto de justiça, o homem apaixonado e misericordioso, o homem perseguido e condenado à morte. Olhemos para ele e sigamo-lo; nós também seremos abençoados.