Quem não está comigo está contra mim
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 11,15-26) - Naquela época, [depois de Jesus ter expulsado um demônio], alguns disseram: “É por meio de Belzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios.” Outros então, para testá-lo, pediram-lhe um sinal do céu. Ele, conhecendo as suas intenções, disse: «Todo reino dividido contra si mesmo cai em ruínas e uma casa cai sobre outra. Agora, se Satanás também está dividido dentro de si mesmo, como o seu reino poderá subsistir? Você diz que eu expulso demônios através de Belzebu. Mas se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por esta razão eles serão seus juízes. Mas se eu expulso demônios com o dedo de Deus, então o reino de Deus chegou a vocês.” Quando um homem forte e bem armado guarda seu palácio, o que ele possui está seguro. Mas se alguém mais forte do que ele vier e o derrotar, ele arrebata as armas em que confiava e divide os despojos. Quem não está comigo está contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha. Quando o espírito impuro abandona o homem, ele vagueia por lugares desertos em busca de alívio e, não encontrando nenhum, diz: “Voltarei para minha casa de onde saí”. Quando ele chega, encontra-o varrido e enfeitado. Aí ele vai, leva outros sete espíritos piores que ele, eles entram e fixam residência ali. E a última condição desse homem torna-se pior que a primeira."

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus acabara de libertar um homem possuído por um demônio “mudo”. Prevenir a fala significa fortalecer ou pelo menos dificultar a solidão das pessoas afetadas. A comunicação por meio de palavras é um dos pilares da vida humana. Por isso, quando este homem foi libertado do demônio e pôde falar, o espanto das pessoas explodiu. Mas o espírito do mal não desistiu, pelo menos fortaleceu a sua resistência e oposição a Jesus e ao Evangelho. Toda a história de Jesus e dos seus discípulos de todos os tempos é uma história de oposição e luta contra o mal. O Evangelho de hoje fala da luta entre Jesus e o espírito do mal, uma luta que se trava na alma do homem. É uma luta contínua que exige que estejamos sempre vigilantes, se não quisermos cair na condição daquele homem que, depois de ter afugentado o mal do seu coração, se vê novamente dominado por “espíritos piores”. Quando o demónio é expulso «por alguém mais forte do que ele», isto é, pelo Senhor Jesus, a «casa» é varrida e adornada, mas existe o perigo de permanecer vazia. Se isso acontecer, o diabo pode retornar e a condição final pode se tornar pior que a primeira. O que significa esta casa vazia? O nosso primeiro desejo é sermos libertos do mal e principalmente do pecado que pesa na nossa consciência; nós o desejamos e ficamos felizes e gratos ao Senhor quando ele nos liberta: então a nossa casa estará limpa e bem mobiliada. Mas na vida espiritual há outra etapa necessária, da qual espontaneamente gostamos menos, porque nesta linda casa queremos ficar tranquilos, como mestres, sem ninguém para nos comandar. No entanto, o mestre deve ser outra pessoa, o Senhor. Deixar o Senhor entrar como dono da nossa casa significa colocar o nosso coração ao seu serviço. E ele é um mestre que não conhece servos, mas amigos.