O sinal de Jonas
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 11,29-32) - Naquele momento, enquanto as multidões se reuniam, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração má; busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas. Pois assim como Jonas foi um sinal para os de Nínive, assim também o Filho do Homem será um sinal para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração e os condenará, porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que aqui está alguém maior que Salomão. No dia do julgamento, os habitantes de Nínive se levantarão contra esta geração e a condenarão, porque se converteram à pregação de Jonas. E eis que aqui está alguém maior que Jonas.”

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

É uma tentação antiga pedir sinais a Deus, talvez para mover o que às vezes nos parece ser o seu silêncio, a sua indiferença ou, em todo o caso, para obter a confirmação da sua presença. Pedir um milagre ou um sinal de Deus não é contrário à lógica evangélica. O próprio Jesus nos ensina a pedir “coisas boas” na oração. Contudo, a fé, afirma Jesus no trecho evangélico de hoje, não depende dos gestos prodigiosos que gostaríamos. Jesus fala do «sinal» por excelência que o Senhor deu a todos, que é «o sinal de Jonas». A comunidade primitiva leu estas palavras à luz da ressurreição: “Pois assim como Jonas permaneceu três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem permanecerá três dias e três noites no seio da terra”. (Mt 12.40) . O "sinal" de Jonas é, portanto, o anúncio da mensagem central do Evangelho, isto é, o mistério da morte e ressurreição de Jesus. Assim como os habitantes de Nínive se converteram ao ouvir a pregação de Jonas sem que ele realizasse nenhum milagre, assim deve acontecer novamente hoje, com a diferença de que agora veio alguém que é “muito mais que Jonas”. Trata-se, portanto, de comunicar ao mundo a ressurreição de Jesus, que é a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. Este Evangelho é muito mais precioso que a sabedoria de Salomão e muito mais forte que a pregação de Jonas. Sim, há aqui muito mais do que Jonas, repete-nos hoje o Evangelho.