Ressurreição de um jovem em Naim
Roma Web Service S.r.l.Roma Web Service S.r.l.
00:00
00:00

Evangelho (Lc 7,11-17) - Naquele tempo, Jesus foi para uma cidade chamada Naim e seus discípulos e uma grande multidão viajava com ele. Quando ele estava perto da porta da cidade, eis que um homem morto, filho único de uma mãe viúva, estava sendo levado ao túmulo; e muitas pessoas da cidade estavam com ela. Ao vê-la, o Senhor teve compaixão e disse-lhe: “Não chore!”. E quando ele se aproximou tocou no caixão, enquanto os carregadores pararam. Aí ele disse: “Jovem, eu te digo: levante-se!”. O morto sentou-se e começou a falar. E ele deu para sua mãe. Todos ficaram cheios de medo e glorificaram a Deus, dizendo: “Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo”. A fama destes factos espalhou-se por toda a Judeia e por toda a região.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Um jovem, filho único de uma mãe viúva, morre. Para aquela mãe, a vida está destruída. Todo fio de esperança parece definitivamente cortado. Nada mais é possível para aquele filho ou para aquela mãe, a não ser enterrar um e acompanhar o outro, consolando-a da sua dor. Jesus, ao ver aquele cortejo fúnebre, fica comovido com aquela mãe viúva que sente que a sua vida foi definitivamente interrompida. O evangelista observa que Jesus, assim que viu a sua mãe desolada, “se encheu de grande compaixão”. É uma grande compaixão, que o leva a fazer sua a dor daquela mãe. Há uma grandeza neste sentimento de Jesus que hoje é ignorado e desprezado como sinal de fraqueza. Mas diante do mal é a única resposta que pode mudar a sua vida. Jesus imediatamente lhe diz para não chorar, depois caminha em direção à liteira e dirige-se ao menino: «Eu te digo: levanta-te!». Jesus fala com ele como se ele estivesse vivo. Há muitos jovens que, hoje, vivem como mortos, ou seja, sem esperança no futuro. A esperança de um mundo melhor foi-lhes roubada. Muitas vezes, para eles, a sociedade é uma madrasta. E encontram-se sozinhos e perdidos num mundo sem futuro, à espera que alguém pare e lhes fale com palavras de vida.