Chamada de Matteo
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 9.9-13) - Naquele momento, quando Jesus estava indo embora, viu um homem chamado Mateus, sentado na bilheteria, e disse-lhe: “Segue-me”. E ele se levantou e o seguiu. Enquanto ele estava sentado à mesa em casa, muitos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Vendo isso, os fariseus disseram aos seus discípulos: “Como é que o teu mestre come junto com os cobradores de impostos e pecadores?”. Ao ouvir isto, disse: «Não são os sãos que precisam de médico, mas sim os doentes. Vá e aprenda o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifícios”. Na verdade, eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Neste dia em que a Igreja recorda o apóstolo e evangelista Mateus, relemos a história da sua vocação. O seu chamado torna-se uma oportunidade para abrir o olhar à misericórdia do Senhor. Um antigo comentador cristão escreveu assim: «Viu um publicano e, olhando-o com misericórdia, escolheu-o (miserando atque eligendo), e disse-lhe: “Segue-me”. Ele lhe disse “Siga-me”, isto é, imite-me. Siga-me, disse ele, não tanto com o movimento dos pés, mas com a prática da vida." Não é por acaso que o Papa Francisco escolheu esta expressão como lema do seu pontificado: “Miserando atque eligendo”. No início do chamado de Jesus está sempre a sua misericórdia. E em virtude desta escolha até um publicano como Matteo pode tornar-se discípulo e guia dos outros. «Aprendei o que significa: quero misericórdia e não sacrifício», diz Jesus. O mundo parece ter esquecido o que significa esta palavra: misericórdia é o coração que se aproxima do que é pequeno, e traduz o termo hebraico hesed, que indica aliança e solidariedade. Sentir misericórdia não é, portanto, um ato de piedade, mas de justiça. Mateus parece ter aprendido imediatamente o que isso significa; de fato, ele abre as portas de sua casa e oferece um banquete a Jesus e aos que estão com ele. Há também os seus amigos e outros que o Evangelho chama de “pecadores”: eram pessoas desprezadas por todos. Matteo entende que não podemos nos salvar sozinhos. Ele entende que converter a própria vida não significa oferecer um “sacrifício” formal, mas fazer gestos concretos que mudem a vida e o coração dos outros. Jesus não se escandaliza com o pecado dos homens, com a sua fraqueza, mas distancia-se do julgamento dos fariseus, que erguem muros, criam distâncias, traçam fronteiras que dividem os homens em puros e impuros, bons e maus, saudáveis ​​e doentes. “Não são os saudáveis ​​que precisam de médico, mas sim os doentes”. Jesus explica então qual é a sua missão: veio para ajudar e curar, para libertar e salvar. Ele não desceu do céu para julgar, mas para ensinar os homens a fazerem como ele.