A luz do lustre
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 8,16-18) - Naquele tempo, Jesus disse à multidão: «Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a coloca debaixo da cama, mas a coloca num candelabro, para que quem entra veja a luz. Não há nada de secreto que não se manifeste, nada de oculto que não seja conhecido e venha à plena luz. Portanto, tome cuidado ao ouvir; porque a quem tem, será dado, mas a quem não tem, até o que pensa ter lhe será tirado”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

Jesus diz: “Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a coloca debaixo da cama, mas a coloca no candelabro, para que quem entra veja a luz”. O Evangelho nos foi dado para que nós o mostrássemos aos homens e mulheres das nossas cidades. Cada comunidade, e cada crente, pode, portanto, ser comparado àquele candelabro de que fala Jesus, a ser colocado no alto para que brilhe a luz do Evangelho. Por isso – sublinha Jesus – o discípulo é chamado antes de tudo a acolher no seu coração a Palavra de Deus: “Tende cuidado, pois, de como escutas”. Na verdade, quem não escuta não pode transmitir nada de Deus, mas apenas de si mesmo. Será como uma luz opaca e sem vida. Quem deixa o seu coração ser ensinado pela Palavra de Deus, encontrá-lo-á repleto de sabedoria divina e dará bons frutos tanto para si como para todos. Este é o sentido das palavras de Jesus: “A quem tem, será dado”, ou seja, quem acolhe o Evangelho no coração receberá sabedoria abundante. Gregório Magno disse: “As Escrituras crescem com quem as lê”, unindo assim o crescimento interior do discípulo ao estudo atento das Escrituras.