A família de Jesus
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Lc 8,19-21) - Naquele momento, sua mãe e seus irmãos foram visitar Jesus, mas não puderam se aproximar dele por causa da multidão. Foi-lhe anunciado: “Sua mãe e seus irmãos estão lá fora e desejam ver você”. Mas ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a colocam em prática”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O evangelista Lucas situa este episódio imediatamente após a parábola do Semeador e da lâmpada que deve iluminar. E ele não faz isso por acaso. Com efeito, quer sublinhar a centralidade da escuta da Palavra de Deus na vida da Igreja e de cada comunidade cristã. A família de Jesus é constituída por aqueles que o escutam e procuram pôr em prática a sua palavra. Poderíamos dizer que é uma família alternativa, não no sentido de se opor aos laços de sangue, mas de colocar aquele que está com Jesus no fundamento de todos os laços, o que torna todos os outros mais firmes e fortes. Lucas narra que os familiares de Jesus permanecem “de fora” em comparação com aqueles que estão “dentro” ouvindo o mestre. Obviamente não é apenas uma notação espacial. Há uma divisão que divide quem está de fora, ou seja, quem não escuta, e quem está dentro, quem escuta. Jesus, avisado da presença dos seus familiares, responde que a sua verdadeira família é constituída por aqueles que estão dentro dele, ao seu redor, para ouvi-lo. Para fazer parte desta família é necessário a escuta do Evangelho e o compromisso de colocá-lo em prática. Maria, a mãe de Jesus, é o exemplo para todos. Ela foi a primeira a acreditar na Palavra de Deus que lhe foi comunicada pelo anjo, como recorda Lucas: «Eis a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra». Não há, portanto, desprezo pelos laços familiares. Pelo contrário, a presença de Maria mostra que a fé – aquela que ela tinha pelo filho – enriquece os laços familiares. Isabel, conhecendo a fé de Maria, pronuncia sobre ela a primeira bem-aventurança do Evangelho: “Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento daquilo que o Senhor lhe disse”.