Parábolas do tesouro e da pérola
M Mons. Vincenzo Paglia
00:00
00:00

Evangelho (Mt 13,44-46) - Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo; um homem encontra e esconde; então ele vai, cheio de alegria, vende todos os seus bens e compra aquele campo. »O reino dos céus também é como um comerciante que vai em busca de pérolas preciosas; Tendo encontrado uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e a compra”.

O comentário ao Evangelho de Monsenhor Vincenzo Paglia

O Evangelho que nos foi anunciado é um convite urgente a acolher nos nossos corações o mistério do Reino dos Céus. A mensagem evangélica é muito clara: nada vale tanto quanto o reino de Deus, e vale a pena deixar tudo por ele. É uma escolha inteligente também. Quantas vezes estamos dispostos a vender tudo, até a alma, só para possuir o que nos interessa e vale ainda que pouco! O problema é se estamos realmente interessados ​​no Senhor e na sua amizade, e se somos capazes de compreender a alegria e a plenitude de vida que nos é apresentada "inesperadamente", como foi o caso daquele agricultor e daquele comerciante que hoje mostram efectivamente nos o caminho a seguir. Muitas vezes pensamos que o Evangelho impõe uma renúncia, um sacrifício, que é um pedido pesado e pouco pessoal. Na realidade é exactamente o contrário: é encontrar na nossa vida, através da providência de Deus, o bem mais precioso pelo qual vamos com alegria e rapidez vender tudo o que temos. Temos medo de perder o tesouro e estamos dispostos a fazer qualquer coisa para tê-lo, porque é exatamente o que procurávamos e precisamos desse tesouro. Eis que esta é a alegria do “segue-me” de Jesus, o tesouro mais precioso, que nos traz uma vida plena e nos dá tudo o que necessitamos!